DEFESA CIVIL
Prefeitura de Imperatriz faz vistoria na ponte Dom Affonso Felippe Gregory e assegura condições de trafegabilidade
A Defesa Civil Municipal solicitará ao DNIT um plano de manutenção periódica da ponte
Publicado em: 23/01/2025 por Matheus Cardoso Lima
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, com ações da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, realizou uma vistoria na ponte Dom Affonso Felippe Gregory, que liga os estados do Maranhão e Tocantins. A vistoria ocorreu especialmente em função do aumento do tráfego de veículos causado pela queda da ponte em Estreito-MA, em dezembro de 2024.
A vistoria é uma determinação do Prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, e tem por objetivo avaliar o impacto do aumento dessa demanda na circulação de automóveis. A inspeção foi realizada pelo Secretário Municipal de Segurança Pública, Ricardo Seidel e pelo Superintendente Municipal de Proteção e Defesa Civil de Imperatriz, capitão Evandro Ferreira, na última quarta-feira (22).
A Superintendência de Defesa Civil de Imperatriz, reforça que a estrutura é segura e projetada para suportar grandes fluxos de veículos. Os balanços observados na ponte são um comportamento natural e previsto no projeto, sendo característicos desse tipo de construção (ponte estaiada), garantindo flexibilidade e resistência à mesma.
A Defesa Civil de Imperatriz assegura ainda, que não há indícios de risco estrutural nesse momento, mas solicitará ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) um plano de manutenção periódica e informações detalhadas sobre o acompanhamento técnico da ponte, para continuar garantindo a segurança e tranquilidade das pessoas que passam pela ponte.
“Nós solicitaremos ao DNIT um plano de manutenção, pois o piso está sofrendo algumas fissuras, mas o principal é que a estrutura da ponte não tem nenhum abalo. Aquela vibração é normal, uma característica desse tipo de ponte que tem amortecedores”, ressalta o Superintendente Municipal de Proteção e Defesa Civil de Imperatriz, capitão Evandro Ferreira.
Ponte Dom Affonso Felippe Gregory
A ponte Dom Affonso Felippe Gregory, que mede 1,2 km, liga os estados do Maranhão e Tocantins, foi inaugurada em 2009. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a vida útil desse tipo de ponte, é de 50 a 100 anos.