EDUCAÇÃO
Prefeitura de Imperatriz inicia ano letivo 2025 com novidades para a comunidade escolar
São investimentos em melhorias estruturais, alimentação e revisão do Plano Municipal de Educação para o ano letivo de 2025
Publicado em: 21/01/2025 por Brenda Herênio Fernandes
O prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, deu as boas-vindas aos alunos do município que retornaram às aulas nesta terça-feira, 21 de janeiro. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), acolhe 39.767 estudantes, número que deve ultrapassar os 40 mil alunos com a finalização das matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), cujo prazo foi prorrogado até o dia 31 de janeiro. O prefeito destacou o compromisso da administração municipal com a qualidade do ensino, “eu como professor de escola pública, sei de todo a alegria quando retorna às aulas. A alegria dos educadores e dos educandos. Hoje a gente encontra essa alegria aqui, no esforço coletivo da atual gestão para que a gente possa garantir o início das aulas, sem prejuízo para o calendário escolar".
Em relação aos uniformes escolares, a Secretária Adjunta de Educação, Vanessa da Silva Pereira, informou que, por enquanto, os alunos seguirão utilizando o uniforme padrão adotado na rede de ensino em anos anteriores, “em breve, a Secretaria Municipal de Educação realizará um novo processo licitatório para a aquisição de um uniforme padrão da atual gestão do prefeito Rildo Amaral”.
A merenda escolar também é uma prioridade da atual gestão municipal. Para assegurar que os alunos recebam alimentação de qualidade desde o início do ano letivo, a Semed conduz os processos licitatórios necessários e realiza reuniões com fornecedores. O objetivo é garantir que a merenda escolar esteja disponível de forma regular e pontual em todas as unidades de ensino ao longo do ano letivo. Uma das grandes novidades é a segunda merenda escolar, que tem previsão para começar a ser servida nas escolas em março.
No campo da infraestrutura, a Prefeitura de Imperatriz tem investido em melhorias estruturais em 50 das 126 escolas da rede municipal. Os reparos realizados buscam assegurar que os alunos tenham acesso a um ambiente escolar adequado, promovendo o bem-estar e o aprendizado.
De acordo com a secretária adjunta, 2025 será um ano de análise e reavaliação para a educação em Imperatriz. Ela explicou que a Prefeitura realizará a revisão do Plano Municipal de Educação, que já está vencido, e estabelecerá novas diretrizes e metas para promover o avanço educacional no município. Além disso, a secretária mencionou que, neste ano, será aplicada a prova do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um importante indicador para avaliar a qualidade da educação nas escolas municipais.
A Prefeitura de Imperatriz, com a atuação da Semed, também está focada em melhorar os indicadores educacionais da cidade, “este será um ano de análise do contexto escolar para que possamos dar um novo passo em termos de resultados e qualidade no ensino oferecido em Imperatriz. O objetivo do governo é alavancar os índices, investindo em profissionais e melhorias estruturais”, afirmou a secretária adjunta. A avaliação do Plano Municipal de Educação será fundamental para nortear essas ações.