URBANIZAÇÃO
Prefeitura de Imperatriz participa de ações do projeto Rede Limpa
A iniciativa realizada em parceria com a Equatorial Maranhão tem por objetivo remover fios inutilizáveis e clandestinos dos postes da cidade
Publicado em: 23/04/2025 por Matheus Cardoso Lima

O projeto Rede Limpa é uma parceria entre a Prefeitura de Imperatriz e a Equatorial Maranhão. (Foto: Assessoria)
A Prefeitura de Imperatriz, por meio das secretarias de Planejamento Urbano (Seplu) e Meio Ambiente, em parceria com a Equatorial Maranhão, intensifica as ações do projeto Rede Limpa, que visa remover fios inutilizáveis e clandestinos dos postes da cidade, promovendo uma urbanização mais segura e organizada.
De acordo com o Prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, a retirada desses fios clandestinos e inutilizados dos postes não é só uma questão estética, é principalmente uma questão de segurança e de respeito com a população. “Quando a gente organiza a cidade, a gente protege vidas, evita prejuízos e melhora a qualidade de vida de todos. A cidade tá renascendo e se consolidando como uma cidade grande, moderna e responsável".
O Superintendente da Regional Sul da Equatorial Maranhão, Filipe Leal, destaca o sucesso da parceria entre a Equatorial e a Prefeitura a fim de garantir uma rede segura e livre de riscos para a população. “A parceria com a Prefeitura Municipal foi fundamental, pois permitiu que trabalhássemos juntos para coordenar com as empresas de telecomunicação e garantir que todas atendam aos mesmos padrões. Estamos felizes em iniciar esse projeto em Imperatriz e acreditamos que ele pode ser replicado em outros municípios onde atuamos".
A presença de cabos irregulares não apenas compromete a estética urbana, mas também representa riscos à segurança da população e pode causar interrupções no fornecimento de energia elétrica. Além disso, práticas como as ligações clandestinas, conhecidas como “gatos”, são ilegais e acarretam prejuízos significativos aos cofres públicos.
Em 2024, mais de 12 mil dessas ligações foram regularizadas no Maranhão, evitando perdas estimadas em R$ 102 milhões em receita de ICMS, recursos que poderiam ser investidos em áreas essenciais como saúde e educação. O projeto Rede Limpa reforça o compromisso da administração municipal com a melhoria contínua da infraestrutura urbana e a qualidade de vida dos cidadãos. Imperatriz renasce a cada dia, consolidando-se como uma cidade grande e progressista.