CARNAVAL DA PREFS
Prefeitura de Imperatriz realiza Concurso de Fantasias durante o Carnaval da Prefs 2026
Concurso acontece de 14 a 17 de fevereiro, com categorias infantil e adulto e premiação para os três primeiros colocados de cada categoria
Publicado em: 09/02/2026 por Ana Maria Nascimento
Tradicional no calendário carnavalesco de Imperatriz, o Concurso de Fantasias reúne crianças e adultos durante a programação do Carnaval da Prefs 2026 (Foto: Matheus Lima)
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), realiza de 14 a 17 de fevereiro o Carnaval da Prefs 2026, que inclui na programação o Concurso de Fantasias, uma das atividades mais tradicionais do período carnavalesco no município.
O concurso será dividido nas categorias Infantil e Adulto. Na categoria infantil, podem participar crianças de até 12 anos. A categoria adulta será composta pelas modalidades Adulto Feminino e Adulto Masculino. Haverá premiação para o primeiro, segundo e terceiro lugar em cada categoria.
As inscrições acontecem todos os dias na Praça Mané Garrincha, das 15h às 16h, em tendas montadas no local. Os participantes devem procurar a organização para realizar a inscrição, com o preenchimento do formulário de participação. A premiação ocorre antes das 18h, antecedendo a saída da Jardineira.
Para Ceizão Júnior, integrante da organização, a iniciativa busca valorizar uma prática tradicional do Carnaval local. “A gente está resgatando essa tradição do Concurso de Fantasia, que sempre foi uma coisa que o imperatrizense gostou muito. E é tradição do Carnaval sair fantasiado, e também é uma forma de fazer com que as crianças aprendam um pouco sobre isso”.
As fantasias serão avaliadas por uma comissão organizadora com base nos seguintes critérios: criatividade, originalidade, impacto visual, detalhes e acessórios, alegria e participação.
Ceizão Júnior também destaca a diversidade de temas permitidos nas fantasias. “São fantasias que podem trazer mensagens de coisas atuais que estão acontecendo, temas de filmes, personagens, e deixar o pessoal abusar da sua criatividade e ter essa premiação que é uma forma de coroar também o Carnaval”.
Não será permitida a participação de fantasias que incitem a violência, promovam desrespeito a pessoas, grupos e/ou etnias, reforcem estereótipos, contenham conteúdo sexual ou nudez, ou que tenham caráter ofensivo.



