SAÚDE
Prefeitura de Imperatriz zera filas do Ambulatório de Saúde Mental
Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde realizaram melhorias no atendimento em menos de um mês
Publicado em: 24/01/2025 por Matheus Cardoso Lima
A Prefeitura Municipal de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), em menos de um mês, zerou as filas de atendimento do Ambulatório de Saúde Mental na cidade. Sob a gestão do Prefeito Rildo Amaral e do Secretário de Saúde, Flamarion Amaral, a cidade avançou significativamente na promoção de um atendimento de qualidade. Nesses primeiros dias de 2025, o Ambulatório já registrou mais de 200 atendimentos.
A paciente do Ambulatório, Eliete da Silva, compartilha sua experiência com a mudança. “Estou feliz com a nova mudança pois já cheguei aqui às 2h da manhã para marcar consultas e não consegui. Já fiquei de frente ao Socorrão naquela fila imensa e agora, às 5h45, já tem gente atendendo. Estão de parabéns”.
A Coordenadora do Ambulatório da Saúde Mental, Érika Tourinho, explica a importância de realizar um bom atendimento: “Hoje ninguém sai do Ambulatório sem ser escutado. Anteriormente, se não levasse a xerox dos documentos, voltava. Agora não, o paciente de saúde mental tem que ser escutado independente do que apresente”.
O atendimento humanizado foi essencial para o fim das filas de atendimento, com a organização eficiente da agenda e o cuidado com os pacientes. A abordagem acolhedora garantiu que os pacientes se sentissem respeitados e valorizados. Além disso, o retorno com médicos, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros é agendado logo após a consulta, assegurando o acompanhamento contínuo.
Para o Secretário Municipal de Saúde, Flamarion Amaral, a suspensão das filas representa um grande avanço no atendimento à população: “Com o atendimento sem filas, estamos humanizando o processo de espera e as pessoas não precisam mais madrugar para conseguirem uma consulta. Nosso objetivo é oferecer um serviço digno para a população de Imperatriz”, destaca.
“Uma pessoa não inicia um tratamento ao ser consultada por um profissional, o tratamento inicia quando se decide buscar o serviço de saúde. Portanto, é de suma importância lançar mão de tecnologias de saúde leve, como o acolhimento inicial e a escuta qualificada e resolutiva. O paciente já chega com problemas e dificuldades, então, cabe a nós, profissionais da saúde, tornar sua vida mais leve e olhar para suas potencialidades”, explica o Coordenador da Saúde Mental, Patrício Silva.
A Prefeitura de Imperatriz e a Secretaria Municipal de Saúde seguem comprometidas com a promoção de um atendimento humanizado, garantindo o acolhimento e o respeito ao nome de cada paciente. Este vínculo fortalece a adesão ao tratamento, promove segurança emocional e coloca o paciente como protagonista no cuidado da sua própria saúde. O objetivo é oferecer um suporte contínuo e de qualidade, promovendo bem-estar e saúde integral à população de Imperatriz.
Serviço:
Local: Ambulatório de Saúde Mental, Rua Amazonas, 520, entre as ruas Luís Domingues e Benedito Leite - Bairro: Centro
Horário de atendimento: 7h às 18h