Semus aumenta oferta de exames para diagnóstico de hepatites virais

Em fevereiro e março, o foco é testagem da população idosa

Publicado em: 27/02/2018 por Maria Almeida

Semus aumenta oferta de exames para diagnóstico de hepatites virais

Realização de testes na Casa do Idoso (Foto: Edmara Silva)

Com o objetivo de facilitar o acesso das pessoas à prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites, cada vez mais cedo, a Prefeitura de Imperatriz descentraliza oferta e aumenta número de testes realizados na rede municipal de saúde. Por meio de agendamento, exames são disponibilizados em instituições públicas e privadas, além de serem oferecidos na sede do Programa, no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera.

Na última semana, a Casa do Idoso Feliz recebeu a equipe que segue com atendimento nessa terça e quarta-feira, 27 e 28, com oferta de aproximadamente 200 testes. “Fizemos uma avaliação e constatamos que o índice de hepatites ainda é alto nessa faixa etária, até porque trata-se de uma doença silenciosa, que passa até 20 anos sem manifestar sintomas” – ressaltou a coordenadora do Programa de Hepatites Virais do Município, Lusivânia Sousa.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Alair Firmiano, essa nova estratégia da Semus vai diminuir a incidência nessa idade, já que as pessoas serão testadas e tratadas cada vez mais cedo. “Vamos atender quem tem dificuldades de acesso de forma mais ágil” – pontuou o secretário.  No entanto, segundo Alair,  aos anciãos que não tiveram essa oportunidade, estão sendo oferecidos exames diretamente nas instituições especializadas em atendimento a essa faixa etária.

Para tanto, além da Casa do Idoso Feliz, serão realizados testes nos dias 07 e 14  de março na Associação Pró-Idoso de Imperatriz; 20 e 21 de março na Casa do Idoso Esperança; 28 e 30 Espaço Vidas Florescentes. Vale ressaltar que durante realização dos testes equipe de psicólogos e assistentes sociais conversa com as pessoas testadas para tirar dúvidas sobre a doença e auxiliar psicologicamente em caso de diagnóstico positivo.

Serviço - A empresa interessada em ter a ação de palestra e testes para seus servidores, pode solicitar junto à coordenação do Programa Municipal de Hepatites Virais – Rua Projetada B S/N – Complexo de Saúde Parque Anhanguera.