Notícias

PROCON

PROCON Municipal participa de mais uma edição do Programa Dívida Zero

O atendimento acontece das 8h às 19h, com ações voltadas à renegociação de dívidas e orientação financeira

Publicado em: 20/02/2026 por Ana Maria Nascimento

PROCON Municipal participa de mais uma edição do Programa Dívida Zero

O evento será realizado no Imperial Shopping, em Imperatriz. (Foto: Matheus Cardoso)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio do Instituto de Proteção e Defesa do Cidadão e Consumidor (Procon Municipal), em parceria com o Procon Maranhão, realiza de 09 a 13 de março de 2026 mais uma edição do programa Dívida Zero. O atendimento acontece das 8h às 19h, no Imperial Shopping, BR-010, bairro Jardim São Luís.

O evento é voltado à renegociação de dívidas, orientação financeira e mediação de conflitos entre consumidores e empresas. A ação é realizada no município há mais de seis anos.

Em 2025, o programa contou com duas edições, uma em março e outra em julho, que juntas resultaram em aproximadamente 35% de negociações formalizadas, totalizando cerca de 2.400 acordos. Na última edição, realizada em julho, foram atendidas 7.479 pessoas.

A coordenadora do Procon Municipal, Socorro Lima, explica que, para a primeira edição de 2026, algumas empresas locais já confirmaram participação. “Para esta primeira edição, já contamos com a confirmação de 15 empresas locais. Mas ainda teremos mais convidadas, sendo que foram selecionadas prioritariamente aquelas mais demandadas nas edições anteriores”.

Dentre os segmentos que vão participar estão instituições financeiras, faculdades, lojas de departamento, além de empresas prestadoras de serviços essenciais. As empresas que não realizarem atendimento presencial terão as demandas registradas pelo Procon, com base na Lei do Superendividamento, nº 14.181/2021.

Socorro Lima fala que as principais causas apontadas de endividamento no município são a redução ou perda de renda, desemprego, uso excessivo de crédito rotativo, contratação sucessiva de empréstimos, aumento no custo de serviços essenciais e falta de planejamento financeiro.

“Observa-se que boa parte dos casos está associada ao superendividamento estrutural, especialmente em famílias com renda comprometida por múltiplas obrigações financeiras”, diz a coordenadora.

Durante o evento, será realizada negociação direta entre consumidor e empresa, com possibilidade de descontos, parcelamentos e condições facilitadas de pagamento.

O atendimento é gratuito. Para participar, o consumidor deve apresentar documento oficial com foto (RG ou CNH), CPF e comprovante de residência atualizado.

Haverá consulta gratuita aos cadastros de restrição ao crédito (SPC e Serasa), por meio de parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Imperatriz (CDL) e a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Imperatriz (ACII).

“A medida permitirá a identificação completa das pendências financeiras registradas em nome do consumidor, possibilitando a adoção imediata das providências necessárias para negociação e regularização dos débitos”, afirma Socorro Lima.

Notícias