Projeto “Prefeitura Tá na Área” será realizado no sábado no bairro Lagoa Verde

Os serviços são em áreas como saúde, beleza, estética, distribuição de mudas e outros

Publicado em: 15/03/2023 por João Rodrigues

Secretaria de Governo

Projeto “Prefeitura Tá na Área” será realizado no sábado no bairro Lagoa Verde

O projeto “A Gente faz Cidadania”, passa a se chamar “Prefeitura Tá na Área” e atendimentos serão na Escola Moreira Neto. (Foto: Edmara Silva)

A Prefeitura de Imperatriz realizará no sábado (18), das 8h às 12h, na Escola Municipal Moreira Neto, no bairro Lagoa Verde, o programa “Prefeitura Tá na Área”, que oferecerá gratuitamente dezenas de serviços à população do lugar e povoados vizinhos. O objetivo da ação será promover cidadania à população.

Os principais serviços que serão oferecidos são o atendimento com médico clínico geral, psicológico, odontológico, testes de glicemia, oficinas do esporte com várias modalidades, gincanas esportivas, atividades recreativas, recebimento de currículos pelo SINE Municipal, serviços de beleza e estética, degustação de alimentos e sessões de cinema para crianças e adolescentes, além do cadastramento individual no MEI.

Após receber orientações, pessoalmente, do prefeito Assis Ramos, o secretário de Governo e Projetos Estratégicos, Eduardo Soares, responsável pela organização do evento, junto com outras secretarias, ressaltou que todas as vacinas do calendário do Ministério da Saúde, a vacina contra Covid-19, dentre outros serviços ofertados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), estarão disponíveis aos moradores do povoado Lagoa Verde e região, bastando apenas a apresentação da carteira de vacina e cartão do SUS. Essa ação, segundo ele, ocorre mesmo com a existência de 39 UBS, distribuídas pela zona urbana e rural.

A organização do projeto acontece há vários dias. A Superintendência de Limpeza Pública (SLP), está realizando um mutirão de limpeza no povoado, equipes da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), realizam operação de melhoria nas ruas e serviços de drenagem e por orientação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), equipes de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), percorrem o povoado para fazer o agendamento de consultas médicas, dentre outros atendimentos.

Eduardo Soares disse que a gestão municipal havia suspendido o programa “A Gente Faz Cidadania”, em razão da pandemia, mas com o fim da doença e a vacinação, a gestão municipal decidiu retornar com o projeto que passa a se chamar “Prefeitura Tá na Área”, uma nomenclatura mais popular, de fácil compreensão e autoexplicativa. A previsão é que o mutirão de serviços seja ampliado para todo o Município a partir de agora.

Veja as secretarias resumo dos principais serviços

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (SEDEC):

Recebimento de currículos através do SINE municipal;

Cadastramento do Microempreendedor Individual (MEI);

Cadastramento para a participação da Feira Cidadã no próprio bairro onde acontecerá a execução do projeto.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO (SEMED):

Recreação (Educação Infantil);

Espaço de leitura (Biblioteca + Educação Infantil);

Robótica;

Recreação com práticas esportivas (Educação Física).

SECRETARIA DE SAÚDE (SEMUS):

Atendimento médico;

Atendimento psicológico;

Atendimento odontológico;

Atendimento de enfermagem;

Testes de glicemia, COVID, hepatites, HIV e sífilis;

Vacinas.

SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER (SEDEL):

Desenvolvimento de atividades físicas para adultos e idosos, através do Você em Ação;

Oficinas do esporte com várias modalidades esportivas para crianças e adolescentes.

OUVIDORIA GERAL DO MUNICÍPIO (OGM):

Divulgação de formas inovadoras para acessar os canais de atendimento da Ouvidoria, por meio de um QR Code, que ao ser acessado encaminha diretamente ao WhatsApp e ao formulário no site.

SECRETARIA DE FAZENDA (SEFAZGO):

Distribuição de cartilhas de IPTU para promover a educação fiscal.

GUARDA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ (GMI):

Equipe irá fazer segurança do evento;

Envio de guarnição equipada com vários equipamentos de utilização da Guarda Municipal para exposição.

SUPERINTENDÊNCIA DE LIMPEZA PÚBLICA (SLP):

Entrega de sacos de lixo

Apresentação junto com a ASCAMARI sobre coleta/material reciclável (vassouras)

SECRETARIA DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA (SERF)

Informações processuais, documentais e pessoais relacionados aos processos de Regularização Fundiária (REUB);

Entrega de formulários e checklist de documentos para abertura de novos processos.

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE (SEMMARH):

Doação de mudas de árvores;

Educação ambiental com panfletagem, exposição de banners, amostra de produtos recicláveis, distribuição de lixeira para câmbio de carro e pinturas para crianças.

SECRETARIA DE AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E PRODUÇÃO (SEAAAP):

Distribuição de pintos;

Distribuição de mudas frutíferas e arbóreas.

FUNDAÇÃO CULTURAL DE IMPERATRIZ (FCI)

Ficará responsável pelos músicos, som e palco.

PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO (PGM):

Procon itinerante.

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL (SEDES):

CRAS:

Atendimento Social e Psicológico;

Inclusão e Atualização do Bolsa Família.

SELO UNICEF:

Cinema com crianças e adolescentes.

BANCO DE ALIMENTOS

Informações sobre o atendimento do banco e distribuição de Alimentos.

RESTAURANTE POPULAR

Degustação de alimentos.