Quase 34 toneladas de resíduos foram encaminhados para a reciclagem em outubro

​​​​​​​Os dados são da Planilha de Acompanhamento de Resíduos Recicláveis, divulgados pela Prefeitura, via Semmarh e Ascamari

Publicado em: 17/11/2022 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Quase 34 toneladas de resíduos foram encaminhados para a reciclagem em outubro

Os resíduos são destinados para a sede dos Catadores, contemplando cerca de 250 famílias (Foto: Arquivo)

Dados da Planilha de Acompanhamento de Resíduos Recicláveis, divulgados esta semana pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), e Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari), apontam que, em outubro, foram destinados para a entidade dos catadores cerca de 33.900 toneladas de resíduos reutilizáveis. O papelão alcançou 20.000 toneladas, seguido do ferro e do papel misto com 5.000 toneladas cada e plástico com 1.900.

Segundo a distribuição dos municípios com coleta seletiva por regiões do Brasil, o Nordeste ocupa a 3ª posição, com 56,7% das cidades onde o projeto está em funcionamento. Esse índice é superior apenas a região Centro-Oeste com 50,5% e atrás do Sudeste com 90,6% e Norte com 65,3% respectivamente.

Das cidades nordestinas, Imperatriz é uma das principais referências na área da coleta seletiva. O projeto vem sendo executado pela Prefeitura, via Secretaria de Meio Ambiente, desde 2017, inicio da gestão do prefeito Assis Ramos. A entrega dos materiais coletados é feita na sede da Ascamari, contemplando, direta e indiretamente, cerca de 250 famílias.

“A coleta seletiva vem registrando importantes avanços em Imperatriz. São avanços na questão ambiental, com a redução do descarte irregular de resíduos, no giro da economia e inclusão social dos agentes ambientais, que são trabalhadores e trabalhadoras que vivem da reciclagem”, enfatizou a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

O coordenador municipal da Coleta Seletiva, Jairo Santana, informa que “o projeto é uma ação de sustentabilidade e o processo de desenvolvimento local sustentável. A atividade permite o melhor aproveitamento da matéria-prima e a redução de agressão ao meio ambiente. A gestão de resíduos é imprescindível e por isso é importante uma participação ativa de toda sociedade imperatrizense”, disse Jairo Santa.

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Brasil produz 27,7 milhões de toneladas anuais de resíduos recicláveis e apenas 3% do lixo seco gerado no país é reaproveitado. A entidade calcula que o total reciclado poderia chegar a um terço de todos os resíduos produzidos no país, cerca 33%, o que injetaria até R$ 14 bilhões na economia nacional.

Números da Abrelpe apontam que o setor de limpeza urbana e manejo de resíduos gera mais de 334 mil empregos no país: 143.146 no Sudeste, 98.035 no Nordeste, 40.896 no Sul, 27.915 no Centro-Oeste e 24.587 no Norte.