CONSCIENTIZAÇÃO

Roda de conversa debate violência contra mulher idosa em Imperatriz

Evento promove conscientização e combate aos diferentes tipos de violência

Publicado em: 21/06/2024 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Roda de conversa debate violência contra mulher idosa em Imperatriz

A roda de conversa foi realizada no SCFV do Parque Alvorada e contou com a distribuição de material gráfico divulgando os canais de denúncia à violência contra a mulher. (Foto: Assessoria)

Como parte da programação da Campanha Junho Violeta, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes),  por meio da Proteção Social Básica (PSB) do SUAS e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Parque Alvorada, realizou nesta quinta-feira (20), uma roda de conversa sobre como identificar os tipos de violência contra a mulher idosa.

O secretário da Sedes, Dorielton Xavier, destacou a importância da ação para a população idosa e o papel fundamental da prefeitura na assistência social, para evitar e combater a violência contra a mulher idosa. “Essas iniciativas são essenciais para garantir que nossos idosos vivam em segurança e com dignidade. A prefeitura de Imperatriz, através de suas secretarias e programas de assistência social, está comprometida em proteger e amparar nossa população idosa, oferecendo suporte e promovendo ações de conscientização como a Campanha Junho Violeta,” afirmou o secretário.

Ação contou com o apoio da secretaria da Mulher (SMPM), por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), e da 8ª Promotoria de Justiça Especializada. Na ocasião, a promotora de justiça Gabriele Gadelha falou sobre a importância do cuidado e amparo à pessoa idosa, além de detalhar os tipos de violência praticados contra esse público. Na ocasião, a comunidade pode ouvir e aprender mais sobre os cuidados e proteções necessárias com a pessoa idosa.

A coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Andessandria Elizeu, ressaltou a importância do tema abordado, destacando que a ação voltada ao Junho Violeta é crucial para combater a violência contra a mulher idosa. “Promover a conscientização e a prevenção da violência contra a mulher idosa é fundamental para garantir o respeito e a dignidade dessa população. O Junho Violeta nos permite trazer à tona essa discussão vital e fortalecer a rede de apoio e proteção para as idosas de nossa comunidade, ” afirmou .

A coordenadora do CRAM, Andersonia Macedo, reforçou as tipologias de violência contra a mulher idosa que incluem agressões físicas, psicológicas, sexuais, exploração financeira e negligência. “Reconhecer esses abusos permite intervenções precoces, evitando danos maiores e facilitando a aplicação de medidas protetivas contra os agressores. Essa identificação promove a saúde pública, reduzindo problemas físicos e mentais causados pelo abuso e sobrecarga dos sistemas de saúde".

O evento é parte das atividades contínuas que a prefeitura de Imperatriz realiza para fortalecer a rede de apoio à população vulnerável, promovendo o bem-estar e os direitos das pessoas idosas.