Câmara de vereadores recebe palestra sobre Setembro Amarelo

Rede de saúde mental desenvolve atividades de prevenção ao suicídio

Publicado em: 05/09/2019 por Islene Lima

Câmara de vereadores recebe palestra sobre Setembro Amarelo

O suicídio é a terceira causa de morte que mais atinge jovens de 15 a 29 anos no Brasil (Foto: Assessoria)

Na manhã desta quinta-feira, 05, a Secretaria Municipal de Saúde, Semus, através da coordenação de Saúde Mental, apresentou na Câmara de Vereadores de Imperatriz, informações, cronograma e ações que estão sendo realizadas na programação da Campanha Setembro Amarelo.

Com tema “Falar é a melhor solução” a psicóloga Zaira Karan, do Ambulatório de Saúde Mental, explicou sobre a temática, sintomas que devem ser observados, cartilhas, além de uma dinâmica que retrata a importância de estar conectado com outras pessoas. A psicóloga explicou também sobre os transtornos e formas de prevenção. “A depressão, isolamento, tristeza profunda, ansiedade, perspectiva negativa do futuro entre outros sintomas, podem desencadear sintomas de depressão e até mesmo a ideação suicida, por isso devemos observar os sinais”, afirma.

A programação teve como objetivo sensibilizar os vereadores e público em geral. “É possível prevenir, mas devemos falar o que sentimos, tudo começa por ai, por isso a temática é tão importante”, explica Zaira.

No decorrer da apresentação, ainda foi destacado a faixa etária das pessoas que mais cometem suicídio, de 15 a 29 anos. “Em virtude de toda tecnologia, o isolamento e a conexão com o mundo virtual acaba influenciando esses jovens”, ressalta a psicóloga.

Para a coordenadora da Saúde Mental do Município, Katia Carvalho, ações como essa ajudam na multiplicação da informação. “O vereadores sabem da importância dessa campanha, tivemos a presença também de estudantes e quanto mais pessoas apoiando a causa, melhor. Multiplicar esse tipo de informação pode salvar vidas".

Durante todo o mês de setembro a equipe da Coordenação Municipal da Saúde Mental realiza palestras, rodas de conversa, entre outras ações para debater sobre o tema. Nesta sexta-feira, 06, será realizada capacitação em saúde mental no Hospital Municipal de Imperatriz, HMI.