SAMU e SETRAN encerram capacitação de servidores

Parceria inédita ocorre na sede do SAMU.

Publicado em: 17/09/2019 por João Rodrigues

SAMU e SETRAN encerram capacitação de servidores

Setran ministra curso sobre legislação de trânsito para condutores da motolância e ambulâncias do SAMU. (Foto: IMADRONEBR)

Terminou nesta terça-feira, 17, a segunda etapa da parceria “SAMU e SETRAN juntos pela Vida”, que visa capacitar mutuamente os servidores da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, lotados no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU Regional de Imperatriz  e os agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, SETRAN. O projeto foi lançado dia 9 de setembro na sede do serviço.

Na primeira etapa, profissionais do SAMU ministraram uma capacitação de dois dias sobre atendimento pré-hospitalar aos agentes de trânsito. Já a etapa que se encerra hoje é sobre legislação de trânsito e direção defensiva. O projeto tem por finalidade ganhar maior tempo no atendimento às vítimas de acidentes de trânsito.

Com a capacitação em atendimento pré-hospitalar os agentes poderão ir além da segurança do local como estancar sangramentos ativos e proteger a vítima caso ela esteja vomitando, entre outras manobras importantes até a chegada da ambulância. Para o SAMU, o treinamento em legislação de transito e direção defensiva é importante para os trajetos durante atendimento de ocorrência de acidente de trânsito.

O coordenador-geral do SAMU, Alexsandro Freitas, fez uma avaliação positiva da parceria. “Essa é uma parceria importante entre o SAMU e a SETRAN que chega nesta segunda fase onde os condutores das ambulâncias e os condutores da motolância são atualizados sobre a legislação de trânsito e direção defensiva”, disse.

Alexsandro Freitas acrescentou que as ambulâncias deixam a sede do SAMU para atender ocorrências de urgência e emergência imprimindo uma velocidade maior do que a de um veículo que anda a passeio e, para isso, há necessidade de atenção redobrada sobre a sinalização, pedestre e outros veículos.

“É importante, também, que a população entenda e compreenda que é um veículo de urgência e emergência levando uma pessoa precisando de atendimento o mais rápido possível e, por outro lado, o curso vai evitar que condutores possam ser multados por pardais ou pela própria SETRAN em situações cotidianas e pela falta de atualização”, finalizou.