Definido novo fluxo de atendimento em casos de síndromes gripais

Objetivo é reorganizar para reduzir a sobrecarga da rede

Publicado em: 12/04/2024 por Luana Barros

Definido novo fluxo de atendimento em casos de síndromes gripais

No período noturno e aos finais de semana, casos leves e moderados devem buscar atendimento nas Unidades de Pronto-Atendimento. (Foto: Agência Imperatriz)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), informa que a partir de segunda-feira (15), serão retomados os atendimentos nas unidades de referência para síndromes gripais (Influenza e Covid).

“Definimos este novo fluxo de atendimentos às síndromes gripais, para reduzir a sobrecarga da rede municipal de saúde e organizamos em unidades que tem um horário mais amplo, facilitando o acesso da população”, é o que explica a secretária de Saúde, Doralina Marques.

Em caso de sintomas leves, a população deve procurar as seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBS), que funcionam em horário estendido, de segunda as sextas-feiras, 7h às 19h: Nova Imperatriz, Milton Lopes (Bacuri), Cafeteira, Maria Aragão (Parque Alvorada), Vila Nova e Vila Lobão. Para casos de sintomas leves, pelo período noturno e aos finais de semanas, e sintomas moderados, os pacientes devem se dirigir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São José.

“Uma informação importante que destacamos para a população é que em casos de síndrome gripal, só serão atendidos no Hospital Municipal de Imperatriz (Socorrão), pacientes com encaminhamento ou regulação. E os pacientes infantis, com sintomas leves, devem se encaminhar para as UBS. Apenas em casos moderados ou graves, é que serão atendidos no Socorrinho. Toda essa reorganização está presente no nosso plano de contingenciamento”, informa a enfermeira e coordenadora da Vigilância em Saúde, Giselly Vieira.

Quem tiver com sintomas gripais leves, é indicado que a pessoa faça repouso, ingestão de bastante líquido e aposte em uma alimentação equilibrada e leve. Os sintomas leves são: tosse, febre, mal-estar, congestão nasal, dores articulares, coriza, náusea, dor de garganta, dor de cabeça e espirros.

Importante:
Hospital Municipal de Imperatriz (Socorrão): Somente pacientes com encaminhamento ou regulação.
Pacientes Infantis: O Hospital Municipal Infantil encaminha sintomas leves para as UBS.

Confira aqui o novo plano de contingência municipal para síndromes gripais e síndrome respiratória aguda grave (SRAG), ferramenta para fundamentar as ações e o manejo das doenças respiratórias no município de Imperatriz. Norteando e direcionando profissionais para um fluxo na rede de saúde.