Saúde

PREVENÇÃO

Gincana conclui programação de Combate à Tuberculose

Palestras, capacitações e testes fizeram partes das atividades

Publicado em: 22/03/2018 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Gincana conclui programação de Combate à Tuberculose

Ações de combate à tuberculose na sala de espera da UBS Beira Rio (Foto: Assessoria)

Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, comemorado dia 24, será realizada na manhã desta sexta-feira, 23, a partir das 8h, uma gincana educativa na Escola Tiradentes, no Parque do Buriti.  Objetivo é promover educação continuada no sistema escolar, detectar novos casos e formar multiplicadores de informações sobre a doença.

Foram formados grupos de estudos com alunos e professores sobre causas, efeitos e importância da necessidade de continuidade ao tratamento sem interrupções. Além disso, no período de 19 a 22 foram realizadas capacitações e testes de escarro nas Unidades Básicas de Saúde, UBS´s e em algumas escolas, inclusive na Tiradentes.

 “Precisamos mobilizar a população e conscientizar os mesmos sobre os riscos da doença, quando não tratada corretamente, além de testar novas pessoas. Por meio dos postos e dos estudantes podemos atingir essa meta de forma mais eficaz” – explicou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Giselly Vieira.

As UBS´s contempladas com ações de combate a tuberculose nesse período foram as da Beira Rio, Anhanguera e Cafeteira. “Uma das formas de manter o controle dessa doença é informar a população sobre cuidados e prevenção, fortalecendo os profissionais de saúde, preparando-os para atendimento aos pacientes” – explica o secretário Alair Firmiano.

Em Imperatriz, existem cerca de 70 pacientes em tratamento de tuberculose. A referência para diagnóstico e tratamento em Imperatriz é a Unidade Básica de Saúde Milton Lopes, no Bacuri e a sede do Programa Municipal de Tuberculose no Complexo de Saúde Anhanguera.

Saúde