conscientização

Janeiro Branco reforça cuidados com saúde mental

Ações serão promovidas em escolas, empresas, hospitais e instituições públicas e privadas, levando capacitação, além da apresentação do projeto

Publicado em: 16/01/2023 por Luana Barros

Janeiro Branco reforça cuidados com saúde mental

Palestra realizada no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI - Socorrão). (Foto: Maira Soares)

Com o tema “A vida pede equilíbrio” e eixo gerador “Matriciamento - integrando saúde mental e Atenção Primaria em cuidados colaborativos no município de Imperatriz - MA”, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), dá continuidade às ações da campanha Janeiro Branco. Nesta segunda-feira (16), atividades são realizadas no auditório da Semus durante a manhã e panfletagem no Shopping Imperial à tarde.

Objetivo da campanha é conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, bem como promover ações que integram a Atenção Primária nesse processo. Além disso, ofertar uma capacitação através do Projeto de Educação Permanente, integrando a Rede de Atenção Psicossocial através do matriciamento em Saúde Mental.

“O projeto tem como público-alvo os funcionários das Unidades Básicas de Saúde, que atendem as pessoas com transtorno mental/sofrimento psíquico. Os ativadores serão os funcionários da RAPS, na Atenção Especializada: CAPS III-Renascer, CAPS ad III-Girassol, CAPS infanto juvenil, Ambulatório de Saúde Mental e Serviço Residencial Terapêutico”; explicou Alberto Clézio, coordenador da Rede de Atenção Psicossocial de Imperatriz.

Alcemir Costa, vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, informa que Imperatriz é único município em toda a região que oferta atendimento em saúde mental amplamente e agora traz uma inovação ao integrar a Rede Psicossocial à Atenção Primária. “Buscamos implantar uma nova proposta de trabalho fundamentada nas orientações do Ministério da Saúde, baseando-se nas demandas apresentadas pela população. Nosso foco é o de fortalecer a valorização do trabalho já realizado dentro da Rede de Atenção Psicossocial”.

Após apresentação do projeto nas unidades de saúde, será realizado, entre 16 de fevereiro e 28 de abril, um intercâmbio de vivência nos hospitais municipais (Socorrão e Socorrinho), na UPA, SAMU e nas Unidades Básicas.

Outras atividades desta semana

17/01 - Palestra no 50 BIS e em Ribamar Fiquene (manhã) e Hemomar (à tarde)

18/01 - Capacitação e definição dos ativadores da Saúde Mental na UAB e Castro Alves I (manhã) e palestra no SAMU (à tarde)

19/01 - Palestra na Casa do Idoso e capacitação e definição dos ativadores da Saúde Mental na UAB (manhã) e SAMU (à tarde)