Médicos e enfermeiros participam de seminário sobre toxoplasmose

Evento é organizado pela Secretaria de Saúde de Imperatriz

Publicado em: 20/05/2024 por Luana Barros

Médicos e enfermeiros participam de seminário sobre toxoplasmose

Palestras serão realizadas nos dias 21 e 22 de maio, no auditório Zulica, da Faculdade Facimp (Foto: Sara Ribeiro)

Imperatriz terá primeiro seminário de capacitação “Desvendando a Toxoplasmose”, nos dias 21 e 22 de maio, no auditório Zulica, da Faculdade Facimp. Evento é promovido pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde, a partir de 8h. Evento tem como público-alvo os (as) médicos (as) e enfermeiros (as) da Atenção Primária.

“Na programação que organizamos, as palestras irão desenvolver os seguintes temas: Situação epidemiológica da toxoplasmose em Imperatriz; Fluxograma da Toxoplasmose em Imperatriz; Apresentação de caso clínico; Patogenia/Diagnóstico/ Protocolos de medicamentos e tratamentos; Instrumentos de notificação e vigilância e um momento para discussões”, explicou Gisely Vieira, enfermeira e coordenadora da Vigilância em Saúde de Imperatriz.

A toxoplasmose é uma doença que resulta de infecção com um parasita comum encontrado em fezes de gato e alimentos contaminados. Pode causar graves complicações para gestantes e pessoas com o sistema imunológico debilitado.

Os sintomas incluem dor muscular, febre e dor de cabeça, que podem durar semanas.

Cerca de 90% das pessoas que contraem a toxoplasmose não manifestam nenhum sintoma. Os outros 10% podem apresentar aumento de gânglios, febre, dor muscular.

Palestrantes: Suely da Silva Reis (Coordenadora de Vigilância Epidemiológica), Giovana Nogueira Castro (técnica da Vigilância Epidemiológica), Audicleya Lima Luz (doutorando em Medicina Tropical, com pesquisas na área de virologia, mestra em Saúde da Família) e a Dr.ᵃ Ilis Marinho (médica infectologista da Divisão de Vigilância em Saúde).