AUDIÊNCIA

Prefeitura apresenta prestação de contas da saúde do 1° quadrimestre de 2024

Dados são referentes aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril

Publicado em: 29/05/2024 por Luana Barros

Prefeitura apresenta prestação de contas da saúde do 1° quadrimestre de 2024

Equipe da Secretaria de Saúde de Imperatriz apresenta relatório detalhado de ações e investimentos em audiência pública na Câmara de Vereadores (Foto: Assessoria)

Nesta quarta-feira (29), a equipe técnica da Secretaria de Saúde (Semus) participou na Câmara de Vereadores de Imperatriz de audiência pública de prestação de contas. O relatório detalhado de ações, realizadas entre os meses de janeiro a abril de 2024, foi apresentado aos vereadores e comunidade presente pela secretária Doralina Marques. Prestação de contas cumpre determinação da Lei Federal n.° 141/12; Portaria de Consolidação n.° 01/GM/MS, de 28 de setembro de 2017 e Lei Complementar n.° 141, de 13 de janeiro de 2012.

A apresentação foi iniciada pela explanação geral da saúde, explicando sobre financiamento, regulação, receitas disponíveis, gastos de manutenção geral dos programas e serviços vigentes, bem como projetos futuros. Ao detalhar as receitas e os investimentos com os serviços, a secretária de Saúde, Doralina Marques, informou que, “o repasse obrigatório municipal deve ser de no mínimo de 15%, mas o que foi aplicado no quadrimestre foi 20,66%. Isso mostra o compromisso da gestão em fazer mais pela saúde, melhorando os serviços a cada dia”.

No que se refere à Atenção Primária em Saúde, foram mais de 750 mil visitas domiciliares; mais de 92 mil atendimentos individuais; mais de 163 mil procedimentos e 4.670 atendimentos odontológicos neste período.

Na produção de ações e serviços de Saúde — Urgência e Emergência, foram 5.969 procedimentos cirúrgicos e 1.583 procedimentos diagnósticos. Na atenção ambulatorial especializada, foram 458.316 procedimentos clínicos, 285.975 diagnósticos, 13.299 cirúrgicos e 26.443 ações complementares em saúde. Em Saúde Hospitalar, foram 1.312 procedimentos cirúrgicos e 1.003 procedimentos clínicos. Já no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), foram 18 atendimentos de Motolância, 519 atendimentos da Unidade de Suporte Avançado (USA) e 2.632 atendimentos da Unidade de Suporte Básico (USB).

O vereador João Silva (AGIR), que é presidente da Comissão de Saúde na Câmara de Vereadores, parabenizou a equipe pela apresentação. “Vemos, através dos dados apresentados, o esforço e a dedicação que a secretária Doralina tem com a Saúde de Imperatriz, assim como os diretores dos hospitais e da Atenção Básica. Sempre que convidamos a secretária vem e isso também demonstra a transparência que ela tem com a gestão da saúde”.