ATENDIMENTOS

Prefeitura implanta ambulatório para tratamento de tabagismo

Serviços são ofertados no Caps AD e em unidades de referência em bairros

Publicado em: 16/05/2024 por Luana Barros

Prefeitura implanta ambulatório para tratamento de tabagismo

Enfoque está no combate ao fumo e aos malefícios do cigarro, com programa, protocolo e portaria específica para este tratamento (Foto: Edmara Silva)

O consumo de tabaco no Brasil caiu cerca de 35% desde 2010, dados são da Organização Mundial da Saúde, divulgados em janeiro deste ano. Com o resultado, o país se tornou um dos “líderes mundiais” na redução do consumo do tabaco. Em Imperatriz, a Prefeitura divulga a implantação do Ambulatório do Tabagismo. Ação é da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e, para agendamentos, é necessário que o paciente procure o agente de saúde do seu bairro.

Atendimentos já eram realizados no CAPS AD, que funciona no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera, e agora a rede conta ainda com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que são referências: Ana Daves, Milton Lopes, Nova Imperatriz, Santa Rita, Cafeteira, Vila Nova, Maria Aragão, Osmarina Noleto, Prisional e Vila Lobão.

Em todo o Brasil, o Ministério da Saúde executa o Programa Nacional de Controle do Tabagismo. Este tem enfoque no combate ao fumo e aos malefícios do cigarro, com programa, protocolo e portaria específica para este tratamento.

“Os agentes de saúde estão trabalhando nos bairros, realizando busca ativa de pacientes. O tratamento é feito a partir de um protocolo, com medicação e adesivos de nicotina, para desmame do cigarro, tratando assim a abstinência, que causa irritação, ansiedade, desconforto e até mesmo insônia. Também serão promovidas ações educativas e terapias em grupo”, explica o enfermeiro Elias Mendonça, coordenador do Ambulatório de Tabagismo.