diálogo

Prefeitura recebe representantes de áreas da saúde municipal

Pautas como melhorias e segurança nos hospitais de Imperatriz foram debatidas

Publicado em: 11/06/2024 por João Rodrigues

Prefeitura recebe representantes de áreas da saúde municipal

Representantes dos sindicatos estiveram no gabinete do prefeito na manhã desta terça-feira (11). (Foto: João Rodrigues)

O prefeito Assis Ramos recebeu, em reunião no gabinete, na manhã desta terça-feira (11), representantes de servidores públicos da área da saúde que apresentaram de demandas do setor. A principal delas foi solicitação de agilidade para o projeto de lei do próprio Executivo que prevê o pagamento de reposição das perdas inflacionárias de 6,69% para todos os servidores da saúde e equiparação do Vale-Alimentação.

O representante do Sindicato de Servidores da Saúde (Sindsaúde), Rafael Agostinho, explicou que o projeto de lei sobre a reposição salarial encontra-se parado na Câmara após os vereadores terem alegado impossibilidade de votá-lo devido a um problema burocrático envolvendo a Procuradoria Geral do Município (PGM).

“A gente sempre manteve o diálogo com as categorias e as solicitações deles são legitimas. Então pedi ao secretário Valdir que tome as providências até porque o tempo de apreciação desse projeto tá acabando (termina dia 20), e no Socorrão, determinamos mais segurança com a Guarda Municipal, até porque tem uma nova modalidade criminosa aí que no meu tempo não tinha”, disse Assis Ramos.

Antes de decidir sobre as providências, Assis Ramos teve uma conversa com o presidente da Câmara, Alberto Sousa, por telefone, no meio da reunião, e após isso determinou ao secretário de Administração e Modernização, Valdir Torres a resolução das pendências burocráticas a ponto da matéria ficar pronta para a votação até esta quarta-feira (12).

O gestor municipal, também, determinou ao comandante Valterly Barros, a escala de dois agentes da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), diariamente, em sistema de 24h para garantir maior segurança a servidores e pacientes do Hospital Municipal.

Na condição de representante dos enfermeiros, Livia Bustamante, solicitou ao executivo a elaboração de um projeto de lei para ser enviado à Câmara determinando o pagamento de reposições da perda inflacionárias sobre o salário da categoria. A resposta foi positiva.

“O prefeito nos recebeu muito bem e se comprometeu em enviar, juntamente com o projeto do Sindsaude, à Câmara, para que os enfermeiros também sejam contemplados com esse direito”, disse Livia, acrescentando que a reunião foi muito produtiva e o executivo tem realmente interesse em resolver demandas das categorias.

Representantes de Agentes de Endemias (AE) e Agentes Comunitários de Saúde(ACS), também participaram da reunião, ocasião em que apresentaram algumas demandas internas.