Saúde

AÇÕES

Programação da Campanha da Luta Antimanicomial continua em Imperatriz

Atividades reforçam a luta das pessoas em sofrimento mental

Publicado em: 23/05/2024 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Programação da Campanha da Luta Antimanicomial continua em Imperatriz

No centro desse movimento está o combate ao estigma e à exclusão de pessoas em sofrimento psíquico grave (Foto: Divulgação)

Na manhã desta quinta-feira (23) foi realizada mais uma atividade da campanha da Luta Antimanicomial, em Imperatriz. Programação da Secretaria de Saúde (Semus), por meio da Rede de Saúde Mental, foi promovida no auditório da Facimp, com alunos e estagiários da Clínica Escola (Serviço de Psicologia Aplicada - SPA).

Alberto Clésio, coordenador da Rede de Saúde Mental de Imperatriz, explica que “as atividades reforçam a luta das pessoas em sofrimento mental e combate a ideia de que se deve isolar a pessoa em nome de pretensos tratamentos. Além disso, no centro desse movimento está o combate ao estigma e à exclusão de pessoas em sofrimento psíquico grave”.

Temas como Linhas do tempo; Lei Antimanicomial 10.216/2001, fechamento do NAISI, Desenvolvimento e ampliação do RAPS no município de Imperatriz e apresentação dos serviços de saúde mental estão entre os assuntos abordados em todas as ações da campanha.

Próximas atividades

  • 28 de maio - 8h e 14h - UEMASUL - oficina e troca de saberes com os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS)
  • 29 de maio - 8h - oficina e troca de saberes com os acadêmicos  da universidade UEMASUL e 14h - oficina e troca de saberes com os profissionais das UBS
  • 29 de maio - 8h - oficina e troca de saberes com os médicos da Atenção Primária e Saúde Mental 

 

Movimento no país

O Movimento da Reforma Psiquiátrica resultou na aprovação da Lei nº 10.216/2.001, nomeada “Lei Paulo Delgado”, que trata da proteção dos direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo de assistência. Este marco legal estabelece a responsabilidade do Estado no desenvolvimento da política de saúde mental no Brasil, através do fechamento de hospitais psiquiátricos, abertura de novos serviços comunitários e participação social no acompanhamento de sua implementação. (Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/)

Saúde