Saúde

EVENTO

Secretaria de Saúde divulga ações da campanha pela luta antimanicomial

Atividades reforçam a luta das pessoas em sofrimento mental e combate a ideia de que se deve isolar a pessoa em nome de pretensos tratamentos

Publicado em: 16/05/2024 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Secretaria de Saúde divulga ações da campanha pela luta antimanicomial

Em Imperatriz, a rede de saúde mental oferta serviços no CAPS AD, CAPS III Renascer, CAPS Infanto-Juvenil, Ambulatório de Saúde Mental e Residência Terapêutica (Foto: Patrícia Araújo)

Dia 18 de maio é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. E a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), divulga calendário de ações da campanha em 2024. Primeira atividade será realizada na sexta-feira (17), na Universidade Ceuma, com oficina e troca de saberes em saúde mental na atenção primária, às 8h.

Alberto Clésio, coordenador da rede de saúde mental de Imperatriz, que organiza a programação, dá detalhes. “Nossos objetivos são: apresentar a linhas do tempo através da Lei Antimanicomial 10.216/2001 e o fechamento do antigo NAISI, falar do desenvolvimento e ampliação do RAPS, apresentar os serviços, proporcionar troca de saberes entre os médicos da rede e trabalhos realizados nas oficinas. Além disso, iremos mostrar práticas do apoio matricial no contexto territorial e relatos de intervenções compartilhadas entre serviços dos níveis primário e secundário, uma análise e troca de experiências”.

Campanha reforça a luta das pessoas em sofrimento mental e combate a ideia de que se deve isolar a pessoa em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. Ações lembram que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão do seu lugar de cidadãos.

Demais atividades da campanha

  • 22 de maio - 14h - Ceuma - exposição do material elabora pelos pacientes na terapia ocupacional do CAPS II Renascer de Imperatriz.
  • 23 de maio - 8h - oficina e troca de saberes com os acadêmicos da Facimp
  • 28 de maio - 8h e 14h - UEMASUL - oficina e troca de saberes com os profissionais das UBS
  • 29 de maio - 8h - oficina e troca de saberes com os acadêmicos da UEMASUL e 14h - oficina e troca de saberes com os profissionais das UBS
  • 29 de maio - 8h- oficina e troca de saberes com os médicos da Atenção Primária e Saúde Mental 

Saúde