Secretaria de Saúde promove ações da campanha Abril Verde em empresas

Atividades são desenvolvidas pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador

Publicado em: 17/04/2024 por Luana Barros

Secretaria de Saúde promove ações da campanha Abril Verde em empresas

Programação levou vacinação de H1N1; roda de conversa, dinâmica sobre a segurança no trabalho e aconteceu na manhã desta terça-feira (16), na empresa Vale das Carretas. (Foto: Assessoria)

Como parte da campanha Abril Verde, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou ação na Empresa Vale das Carretas, através das equipes do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest - Regional Imperatriz) e da Unidade Básica de Saúde (UBS) Itamar Guará. Atividade contou com serviços de vacinação de H1N1; roda de conversa, dinâmica sobre a segurança no trabalho e aconteceu na manhã desta terça-feira (16).

A coordenadora do Cerest, Edjane Miranda, explica a importância da campanha. “A relevância da campanha Abril Verde está na necessidade de promoção de uma cultura de prevenção, destacando que acidentes e doenças relacionadas ao trabalho podem ser evitados com medidas adequadas. Assim realizamos ações educativas, palestras, treinamentos e campanhas de conscientização, a iniciativa busca sensibilizar as pessoas para os riscos existentes nos ambientes de trabalho e para a importância de adotar práticas seguras”.

Neste mês, o Cerest realizará ainda visitas e palestras nas empresas Potiguar e Suzano sobre “Burnout e Esgotamento no Trabalho” e “Cuidado da saúde no trabalho”, além de ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) sobre “Saúde do Trabalhador na Atenção Básica” e na UPA São José sobre “Reconhecimento e notificação do adoecimento do trabalhador nas urgências”.

O Abril Verde também enfatiza a necessidade de garantir condições dignas de trabalho, com ambientes seguros, equipamentos adequados, treinamentos eficazes e políticas de saúde ocupacional. Essas medidas não apenas previnem acidentes, mas também promovem o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores.

Durante todo o ano, o Cerest realiza ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância. Além disso, unidade conta com equipe multidisciplinar, composta por médico, assistente social, fisioterapeuta, enfermeiro do trabalho e técnico de enfermagem, além de oferecer exames e desenvolver pesquisa sobre patologias que atingem a classe.

Unidade fica localizada na Rua Maranhão, n.º 826, Mercadinho.