OUTUBRO ROSA

Servidores da educação recebem orientações sobre câncer de mama

Palestra integra ações de prevenção da doença durante este mês

Publicado em: 10/10/2018 por Sara Ribeiro

Servidores da educação recebem orientações sobre câncer de mama

Além do câncer de mama, outros tipos da doença também foram citados (Foto: Sara Ribeiro)

Parte da programação das atividades educativas do Outubro Rosa, os servidores da Secretaria Municipal de Educação, Semed, receberam palestra nesta quarta-feira, 10, no auditório, com equipe do Projeto Passos que Salvam. Organizado pelo setor de Saúde e Prevenção nas Escolas – SPE, encontro teve como tema principal abordar o câncer de mama, porém outros tipos da patologia também foram abordados.

Ministrada por Gisele Dias, palestra, além de orientar, destacou o trabalho do projeto. “Hoje estamos na Semed confraternizando com nosso grupo de colegas servidores, informando no outubro rosa, para que o câncer possa ser uma realidade positiva na vida das pessoas, que não se pode cuidar apenas de uma parte, como as mamas, por exemplo, mas precisamos cuidar do todo” – afirma.

Ela informou ainda que a função do projeto é capacitar. “Já realizamos nas escolas municipais, desde a zona rural até a urbana, orientações sobre o tratamento e cura doo câncer, conhecer como a doença se instala e de como podemos nos prevenir” – enfatizou.

A servidora Ana Cláudia Pereira Viana, do departamento de Correção de Fluxo, destaca que a parceria entre instituições é extremamente positiva no processo educacional. “Recebemos a professora Gisele que faz parte também da secretaria, mas está atuando nesse projeto de apoio e prevenção do câncer. Além de ter passado sua experiência, pois enfrentou a doença, é uma pessoa com traz muitas informações e nos alerta para o cuidado com nossa saúde” – frisou.

Passos que Salvam –  é um projeto do Hospital do Câncer de Barretos, implantando em Imperatriz há quase dois anos, com objetivo de conscientizar e despertar a população para os sinais e sintomas do câncer. Além disso, auxilia no encaminhamento para tratamento de crianças até 18 anos, em Barretos. Todo ano, promove uma caminhada, que ocorre em diversas cidades do país, realizada no mês de novembro, no domingo mais próximo do dia 23, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer.