PREVENÇÃO

Socorrão e Socorrinho mantém Comissão de Controle de Infecção Hospitalar

Equipe composta por equipe médica e de enfermagem funciona em regime de plantão 24 horas

Publicado em: 15/05/2024 por Luana Barros

Socorrão e Socorrinho mantém Comissão de Controle de Infecção Hospitalar

A comissão também alinha demandas com a Vigilância Epidemiológica e com o Núcleo de Segurança do Paciente. (Foto: Assessoria)

15 de maio é o Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares. A Anvisa destaca a importância da prevenção das infecções por microrganismos multirresistentes. Em Imperatriz, a Prefeitura mantém no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI - Socorrão) e no Hospital Municipal Infantil de Imperatriz (HMII - Socorrinho), a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que funciona em regime de plantão 24 horas.

“Os indicadores das nossas unidades hospitalares, no que diz respeito ao controle de infecções, são positivos nos parâmetros avaliados pelos órgãos competentes. Eles são reflexos de uma gestão comprometida em ofertar saúde de qualidade à população”, explicou Jucerlene Sena, diretora-geral do HMI - Socorrão.

A equipe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (das duas unidades) é composta por médica infectologista, coordenação, enfermeira e técnico de enfermagem. As atividades são: rotinas e monitoramento dos pacientes em uso de dispositivos hospitalares, buscas ativas, fiscalizações e orientações sobre infecção hospitalar, processos de limpeza, ações educativas diárias sobre higienização das mãos, zero adornos, medidas de biossegurança, uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), liberação de medicação para funcionários com contato assistencial a pacientes com diagnóstico de meningite. Além disso, presta informações sobre atendimentos de emergência com perfuro cortante, exposição a material biológico, relação desprotegida e violência sexual.