MELHORIAS

Ações são pautadas nos princípios do Sistema Único de Saúde

Publicado em: 25/01/2021 por Kalyne Cunha

Socorrinho implanta escuta para humanização dos serviços

Rodas de conversa contemplarão todos os servidores do hospital (Foto: Maira Soares)

Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio da direção do Hospital Municipal Infantil de Imperatriz, HMII, implanta processo de escuta dos setores da instituição. Objetivo é humanizar os atendimentos por parte dos servidores.

Para o diretor do HMII, Vitor Pachelle, ações são pautadas nos princípios do Sistema Único de Saúde, voltados para mudanças nos modos de gerir e cuidar. “As rodas de conversa contemplarão todos os servidores do hospital. Objetivo é poder escutar os anseios, preocupações, dificuldades e sugestões das realidades encontradas nos setores, onde esses profissionais desenvolvem suas atividades”.

Sobre a importância do  feedback entre servidores e a direção do hospital, Vitor Pachelle enfatiza que o foco está voltado, “ao  trabalho em equipe, uma vez em que confiamos as mudanças, as rotinas e os fluxogramas, que em conjunto ficam mais fáceis de serem compreendidos, participativos e principalmente de serem recebidos pelos profissionais para que coloquem em prática. Consequentemente observamos um processo de atendimento mais humanizado, por parte dos profissionais”, pontua o diretor.

O coordenador dos setores de portaria, recepção e agente de transportes, Márcio Jonhson, fala sobre o funcionamento das escutas que objetivam a humanização dos servidores e da prestação dos serviços para usuários. “Nesse primeiro momento, conversamos com alguns colaboradores e tivemos a oportunidade de conhecer melhor as dificuldades no ponto de vista de cada um e procurar atender cada demanda. Um colaborador quando é respeitado e suas demandas são atendidas, o trabalho flui melhor e, consequentemente, há melhorias nos serviços prestados à população de Imperatriz. ”

O servidor do setor de portaria do hospital, Harlley de Moraes Rodrigues, discorreu sobre pontos abordados em reunião. “Discutimos sobre a rotina hospitalar como o controle de entrada, saída de funcionários e acompanhantes, com o foco voltado à diminuição dos fluxos. Outra questão pontuada foi sobre os equipamentos de serviço, como cadeiras de rodas e macas e o acolhimento para a triagem de pacientes. Objetivo é ajudar as pessoas da melhor maneira, para tentar amenizar a dor de quem chega até o hospital em busca de socorro”.

As escutas realizadas levam em consideração a situação de pandemia de Covid-19, onde demandas dos setores são reorganizadas, seguindo normas da Organização Mundial de Saúde, OMS, Ministério da Saúde e decretos da Prefeitura.