LÍDER RECONHECIDO

UBS do bairro Sebastião Régis recebe o nome ex-líder comunitário Wanderley Rodrigues

Homenagem da Prefeitura é um reconhecimento da atuação da liderança nas causas sociais da comunidade

Publicado em: 02/09/2022 por Viviane Reis

Secretaria de Saúde

A nova UBS vai contar com 24 ambientes e atender mais de 4 mil pessoas. (Foto: Divulgação)

A Unidade Básica de Saúde do Sebastião Régis, construída pela Prefeitura de Imperatriz, recebe o nome do ex-líder comunitário do bairro, José Wanderley Rodrigues Batista, que respeitosamente era chamado de WR por amigos, vizinhos e familiares. O ato foi oficializado pelo Prefeito Assis Ramos, por meio de Decreto.

Wanderley Rodrigues faleceu ano passado e a homenagem da Prefeitura é um reconhecimento da atuação do líder nas causas sociais daquela comunidade, inclusive com destaque nas questões relacionadas à saúde.

“WR era uma grande liderança com forte ligação com o bairro, sempre disponível a ajudar dentro de suas possibilidades, e percebemos que a comunidade tem uma certa gratidão por ele. Então, é justo a homenagem por todo esse histórico em prol do Sebastião Régis e por ter sido alguém que viveu lá”, destacou o prefeito Assis Ramos.

Com 318 metros quadrados de área construída, a UBS vai beneficiar cerca de 4 mil moradores com consultas, atendimento de enfermagem, pré-natal, preventivo, marcação de exames e outros serviços do Sistema Único de Saúde.

“Estamos em fase final para entrega nos próximos dias e, infelizmente, o Wanderley não está para comemorar essa conquista. Ele acompanhou desde a proposta de construção, parte da obra, sonhou com uma unidade para população do bairro. O prefeito Assis Ramos fez o decreto em reconhecimento ao todo trabalho desse líder”, pontua secretário Alcemir Costa.

A Unidade Básica de Saúde do Sebastião Régis vai dispor de 24 ambientes, entre eles cinco consultórios, sala de depósito de resíduos sólidos, sala de inalação, espaço para atividades coletivas, almoxarifado, copa, área de lavagem, entrada para ambulância, entre outros.

Líder reconhecido

Publicitário, liderança política e ex-presidente da Associação de Moradores do Bairro Sebastião Régis, José Wanderley Rodrigues Batista, nasceu em Caxias, no dia 19 de fevereiro de 1968. Em Imperatriz, fez história e teve forte atuação em atividades culturais e políticas, desde os anos 90.

Filho de Adalgisa Rodrigues Batista e Wilson Castelo Branco Batista, ele era o caçula da família. No ano de  2017, foi morar no Bairro Sebastião Régis, onde foi eleito presidente da associação de moradores do bairro, reeleito em 2019. "Era um líder bem articulado, sempre atento ao cenário político", destaca a irmã de Wanderley Rodrigues, Zilnea Castelo Branco Monteiro.

Ela acrescentou ainda que o líder comunitário "era um filho maravilhoso, um irmão amado, que gostava sempre de ajudar como podia", finaliza.