INAUGURAÇÃO

UBS do Sebastião Régis é entregue à comunidade

Obra do Município beneficia cerca de 4 mil moradores do bairro com serviços descentralizados de saúde

Publicado em: 22/09/2022 por Viviane Reis

UBS do Sebastião Régis é entregue à comunidade

Prefeito Assis Ramos oficializou o nome da unidade em homenagem ao ex-líder comunitário do bairro, Wanderley Rodrigues, por Decreto. (Foto: Paula de Társsia)

A Unidade Básica de Saúde José Wanderley Rodrigues Batista, localizada no Sebastião Régis, foi entregue à comunidade nesta quinta-feira (22). Obra da Prefeitura de Imperatriz, a UBS tem 318 metros quadrados de área construída, 24 ambientes para atendimento ao público e desenvolvimento dos trabalhos e beneficia cerca de 4 mil moradores do bairro com serviços descentralizados de saúde.

Por meio de Decreto, o prefeito Assis Ramos oficializou o nome da unidade em homenagem ao ex-líder comunitário do bairro, José Wanderley Rodrigues Batista, o Wanderley, que respeitosamente era chamado de WR por amigos, vizinhos e familiares.

“É uma justa homenagem, pois ele era uma pessoa do bairro, que lutava pelo bairro, e agora sua memória eternizada neste bem público. É mais uma obra da Prefeitura nesta comunidade e referente à saúde, é mais uma ação de fortalecimento da nossa Atenção Primária no Município”, explicou o Prefeito Assis Ramos.

Prefeitura ampliou o número de equipes para atender a comunidade do Sebastião Régis ( Foto: Patrícia Araújo)

Com espaço amplo e moderno, a unidade possui cinco consultórios, sala de depósito de resíduos sólidos, sala de inalação, espaço para atividades coletivas, almoxarifado, copa, área de lavagem. Outro destaque do prédio é a acessibilidade desde a entrada até os ambientes internos, além disso, é a única do Município com rampa para ambulância.

“Por determinação do Prefeito Assis, nós, também, ampliamos o número de equipes da Estratégia Saúde em Família, para melhor atender a essa comunidade, que contempla cerca de 4 mil moradores. Aqui são ofertadas consultas, atendimento de enfermagem, pré-natal, preventivo, vacinação, marcação de exames e outros serviços do Sistema Único de Saúde”, ressalta o secretário Alcemir Costa.

Emocionado, Bruno Batista, filho do Wanderley, destacou a importância da obra para o bairro e agradeceu à Prefeitura pela homenagem ao pai. “A família se sente agradecida por este ato, que também é uma forma de justiça, pois reconhece o trabalho do meu pai, sobretudo, em prol dessa comunidade. É um posto que beneficia uma grande população e só temos agradecer ao prefeito”, pontua.

Familiares do Wanderley estiveram na entrega da unidade de saúde (Foto: Patrícia Araújo)

Líder reconhecido

Publicitário, liderança política e ex-presidente da Associação de Moradores do Bairro Sebastião Régis, José Wanderley Rodrigues Batista, nasceu em Caxias, no dia 19 de fevereiro de 1968. Em Imperatriz, fez história e teve forte atuação em atividades culturais e políticas, desde os anos 90.

Filho de Adalgisa Rodrigues Batista e Wilson Castelo Branco Batista, ele era o caçula da família. No ano de 2017, foi morar no Bairro Sebastião Régis, onde foi eleito presidente da associação de moradores do bairro, reeleito em 2019.

“Estamos muito emotivos com essa homenagem da Prefeitura, somos gratos e que Deus abençoe a todos que contribuíram para que a UBS do Sebastião Régis leve o nome do meu irmão”, pontua a irmã de Wanderley Rodrigues, Zilnea Castelo Branco Monteiro.