JANEIRO BRANCO

UPA São José recebe capacitação sobre saúde mental

Equipe realizou atividade de conscientização e prevenção sobre o tema

Publicado em: 20/01/2021 por Regilson Borges

UPA São José recebe capacitação sobre saúde mental

Prefeitura reforça a divulgação dos locais de atendimento na cidade, como os CAPS’s e o Ambulatório de Saúde Mental. (Foto: Regilson Borges)

Servidores da Unidade de Pronto Atendimento - UPA São José, receberam nessa quarta-feira, 20, capacitação sobre saúde mental. Atividade de conscientização e prevenção faz parte da campanha Janeiro Branco, organizada pela Rede de Saúde Mental, da Prefeitura de Imperatriz.

A formação, voltada para a equipe multiprofissional da UPA São José, alertou sobre os sintomas de quando a mente não vai bem, além de ressaltar a importância dos cuidados preventivos. Coordenadora da saúde mental do município, Kátia Carvalho, lembrou os procedimentos recomendados para atender pacientes que procuram a UPA em momentos de surto, e como encaminhá-los para o CAPS.

“Trouxemos essa reflexão porque temos nossa família. Temos responsabilidade com outro. Vocês, profissionais de saúde, da linha de frente, precisam se cuidar também. Cuidar da família e das relações de trabalho. Ao observar pessoas que estão em crise, levem para serem atendidas. O atendimento da saúde mental é portas abertas”, lembra Kátia.

Coordenadora da UPA São José, Jordana Nunes, lembra que a unidade é portas abertas e por isso é importante saber acolher quem os procura. “A gente recebe com muita alegria a equipe da saúde mental aqui. Este é o mês de conscientização da saúde mental, o Janeiro Branco, e nós que somos da saúde, fomos muito atingidos com a pandemia”.

Raymara Costa, coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, CAPS AD, também estava presente na capacitação. Ela reforça aos servidores que é indispensável os cuidados com a mente. “Trouxemos esse esclarecimento para que vocês se conscientizem e levem para outras pessoas e os ajudem. Temos a capacidade de afetar o outro e de sermos afetados também”, lembra.

Campanha

O mês de janeiro, por ser o primeiro do ano, foi escolhido para chamar atenção das pessoas sobre os cuidados com a saúde mental e emocional. Em Imperatriz, a Prefeitura reforça a divulgação dos locais de atendimento na cidade, como os CAPS’s e o Ambulatório de Saúde Mental. Durante todo o mês dedicado ao tema, diversas ações de conscientização ainda devem acontecer.