Saúde

Prevenção

Vila Cafeteira recebe Unidade de Combate ao Câncer

Equipe faz consultas, exames de prevenção e encaminhamentos

Publicado em: 09/08/2017 por William Castro

Secretaria de Saúde

Vila Cafeteira recebe Unidade de Combate ao Câncer

A SEMUS tem procurado ampliar cada vez mais o acesso aos serviços preventivos e ao tratamento, por meio da unidade móvel que tem inserido o usuário do SUS em tempo hábil nos cuidados oncológicos (Foto: Assessoria)

Estacionada em frente ao Posto de Saúde da Vila Cafeteira – na Avenida Liberdade, nº 34, a Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao Câncer iniciou os atendimentos que se estenderão até o final de agosto. Para o acesso aos serviços, o usuário precisa apenas se deslocar até o ônibus, com cartão SUS, identidade e comprovante de residência, sem a necessidade de agendamento, de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.

A comunidade conta com consultas dermatológicas, mamografia e biópsias de pele, além de exames como Papa Nicolau (Prevenção) e PSA (preventivo da próstata). “Nosso foco é a prevenção dos cânceres de colo do útero, mama, próstata e pele” - informa a coordenadora da unidade, Vilenice Batista.

Segundo ela, as consultas com o dermatologista são destinadas às pessoas com manchas, feridas ou caroços no corpo, com suspeita de câncer. Em caso de confirmação da doença, a biópsia é realizada na própria unidade móvel e se o paciente necessitar de atendimento mais especializado, como cirurgia de grande porte, ele é encaminhado automaticamente pela equipe do ônibus.

De acordo com o secretário de Saúde, Alair Firmiano, a secretaria tem procurado ampliar cada vez mais o acesso aos serviços preventivos e também ao tratamento, sobretudo por meio da unidade móvel que tem inserido o usuário do SUS em tempo hábil nos cuidados oncológicos. “Com essa iniciativa nós temos conseguido facilitar a entrada do cidadão na Rede Pública de Saúde do Município, fazendo com que ele tenha mais qualidade de vida” - ressalta.

Diferencial - Os resultados dos exames são emitidos em até 15 dias, sendo que os diagnósticos normais são disponibilizados aos usuários nas Unidades Básicas de Saúde de referência. Os que apresentam algo suspeito, a coordenação marca consulta com médico especialista e entra em contato com o paciente. Em caso de confirmação do câncer, ele inicia o tratamento na Rede de Oncologia do Município, sem a necessidade de agendamento de consultas ou exames. Todo o procedimento é feito pela equipe do ônibus do combate ao câncer.

Saúde