Prevenção contra febre amarela é intensificada em Imperatriz

Palestras e aplicação de vacinas reforçam os cuidados com a doença

Publicado em: 23/02/2017 por William Castro

Prevenção contra febre amarela é intensificada em Imperatriz

Prevenção contra febre amarela é intensificada em Imperatriz (Foto: Linair Sousa Soares)

A Prefeitura, por meio dos departamentos de Atenção Básica, Programa Municipal de Imunização, Vigilância e Núcleo de Educação em Saúde, realiza desde o dia 21 e segue até quinta-feira (23) campanha para ampliar o número de pessoas imunizadas contra a febre amarela em Imperatriz, sobretudo na zona rural.

A Vila Conceição foi a primeira comunidade a receber as equipes da Secretaria de Saúde para o monitoramento preventivo, com aplicação de doses e realização de palestras sobre os sintomas, tratamento e cuidados.

Vila Fiquene e Cacauzinho serão os próximos distritos a receberem as ações. “Escolhemos algumas localidades para desenvolvermos esse trabalho de conscientização, visando aumentar nossa cobertura vacinal”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Socorro Ribeiro.

Febre amarela - é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, os sintomas são repentinos, sendo identificados pela febre alta, calafrios, cansaço, dores de cabeça e musculares, náuseas e vômitos por cerca de três dias.

A forma mais grave é rara, e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências do tipo hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente.