EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
3º encontro do projeto Agente de Trânsito Mirim discute meios de transporte
Momento educativo reuniu cerca de 30 alunos no Estádio Frei Epifânio
Publicado em: 12/04/2023 por João Rodrigues
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), por meio do Departamento de Educação para o Trânsito (DET), realizou nesta quarta-feira (12), o terceiro encontro deste ano do projeto social Agente de Trânsito Mirim. O projeto é uma das inovações da Setran na atual gestão e recebe apoio do prefeito Assis Ramos, do secretário de Trânsito, Leandro Braga, e da deputada estadual Janaína Ramos.
O encontro aconteceu em dois períodos, pela manhã e tarde, em salas onde funcionam o DET, em prédio anexo ao Estádio Frei Epifânio D'abadia.
Criado em 2018, o projeto social é voltado para estudantes de escolas da rede municipal de ensino, na faixa etária de 07 a 12 anos, que recebem conhecimento visando transformá-los em multiplicadores de informações sobre o trânsito e cidadania.
“Este projeto Agente de Trânsito Mirim foi criado em 2018, voltado para os filhos dos servidores e é um projeto social que a Secretaria de Trânsito tem até mesmo para a desconstrução daquela visão de que a Setran só multa”, ressaltou a coordenadora do DET, Terezinha Miranda.
A primeira turma do projeto teve 36 alunos, entre filhos de servidores e estudantes de uma escola municipal, número que subiu para 150 em 2019.
Devido à pandemia, em 2020, o projeto suspendeu as atividades. Neste início de ano houve a retomada das ações com pouco mais de 40 alunos, que estão divididos em duas turmas que se reúnem pela manhã e a tarde, conforme o turno deles nas escolas.
O encontro dessa quarta-feira teve a participação de cerca de 30 alunos, se juntados os colegiais dos dois períodos, e foram abordados sobre os meios de transportes e as placas de sinalização.
“No primeiro encontro abordamos sobre os valores cidadania, o segundo foi sobre a importância de preservar o meio ambiente e hoje falamos sobre os meios de transportes. Colocamos cada um, ou seja, transportes terrestres, aéreos e náuticos e, ainda, apresentamos as placas educativas de trânsito”, concluiu Terezinha Miranda.
Objetivo do projeto
O projeto social Agente de Trânsito Mirim tem por objetivo sensibilizar os pais e a comunidade escolar, em geral, sobre a necessidade de mudanças comportamentais das pessoas quando utilizam vias públicas. As formações seguirão até o fim do ano, com encontros uma vez por mês.
Além das informações sobre o trânsito, o projeto explora, também, a área cívica, com ênfase para os valores que temos perante a sociedade e temas atuais.