Trânsito e Transportes

CONSCIENTIZAÇÃO

Alunos da Escola Frei Manoel Procópio participam de palestra de Educação para o Trânsito

Projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Publicado em: 15/03/2022 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Alunos da Escola Frei Manoel Procópio participam de palestra de Educação para o Trânsito

Alunos da Escola Frei Manoel Procópio, no Centro, participam de palestra sobre educação para o trânsito em Imperatriz (Foto: Reginaldo Brito)

Com objetivo de estimular os alunos a hábitos e comportamentos seguros no trânsito, a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran) desenvolve nessa terça-feira (15) o projeto de Educação para o Trânsito destinado aos alunos da Escola Municipal Frei Manoel Procópio, situado na rua São Domingos, no Centro.

A coordenadora do Departamento de Educação para o Trânsito da Setran, Terezinha Miranda, explica que a iniciativa transforma conhecimento em ação, onde a criança recebe instruções para posturas corretas e segura no trânsito. “Esse trabalho resulta que crianças acabam cobrando dos adultos atitudes corretas, pois no trânsito sua responsabilidade salva vidas, declara.

Ela observa que o tema de educação para o trânsito deve abranger do ensino fundamental à Universidade, para formação de um cidadão apto a respeitar as leis de trânsito e ter comportamento solidário, diminuindo ocorrências de mortes, lesões e sequelas provocadas pelos sinistros de trânsito em Imperatriz.

O ensino de educação para o trânsito é amparado pelo artigo 76 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), explica Terezinha Miranda. “A educação para o trânsito deve ser promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação”, acrescenta.

Dados do Ministério da Saúde revelam que cerca de 6 mil crianças, de 0 a 14 anos, morrem; e outras 140 mil sofrem acidentes no trânsito, anualmente, no Brasil. Além disso, a estatística de fatalidades no trânsito brasileiro é alarmante, fatos que podem ser reduzidos com a conscientização de crianças e adultos.

Trânsito e Transportes