ORIENTAÇÃO
Motoristas são flagrados transportando areia e aterro sem lona de proteção
Agentes de trânsito reforçam orientações na Avenida Pastor Luís de França Moreira
Publicado em: 26/08/2021 por Gil Carvalho
Com objetivo de evitar o derramamento de cargas nas vias, prevenir acidentes e danos a outros veículos e pedestres, agentes de trânsito realizam fiscalização na Avenida Pastor Luís de França Moreira, via de acesso à ponte Dom Afonso Felipe Gregory, no Parque Anhanguera. Motoristas foram flagrados transportando areia e aterro sem a lona de proteção, exigida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
De acordo com a legislação, as cargas devem estar totalmente protegidas por lonas e cumprir requisitos, como: possibilidade de acionamento manual, mecânico ou automático; estar devidamente ancorados à carroceira dos veículos; cobrir totalmente carga transportada de forma eficaz e segura; estar em bom estado de conservação de forma a evitar o derramamento da carga transportada.
De acordo com o supervisor de trânsito, Raimundo Santos, agente R. Santos, quem não respeitar a regulamentação estará cometendo infração grave e pode ser punido com multa de R$ 127,69, além de perder cinco pontos na carteira de habitação e, ainda, ter o veículo retido para regularização. “Essa tem sido uma ação educativa, de orientação aos motoristas para que cumpram a lei de trânsito”, afirma.
Ele observa que o transporte de qualquer tipo de sólido a granel somente é permitido nos veículos com carrocerias de guardas laterais fechadas, ou dotadas de telas metálicas, com malhas de dimensões que impeçam o derramamento de fragmentos do material transportado. “É preciso cumprir a legislação em sua totalidade, pois não adianta proteger a carga com a lona para cumprir a resolução e não ter atenção à carroceira”, concluiu.