SEGURANÇA VIÁRIA
Operação “Férias Segura” é iniciada na Avenida Pedro Neiva de Santana
Ação é realizada por agentes de trânsito e guardas municipais; também começou hoje a operação “Lei Seca”
Publicado em: 14/12/2021 por Gil Carvalho
A Operação ‘Férias Segura’, desenvolvida por agentes de trânsito e guardas municipais, começou a ser realizada nessa terça-feira (14), por volta das 7h, na Avenida Pedro Neiva de Santana em frente à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), na Vila Redenção I. Objetivo é conscientizar motoristas sobre manutenção adequada do veículo e a utilização dos itens obrigatórios de segurança.
Os agentes verificaram a regularidade dos veículos e os itens de segurança, como o cinto e o capacete, previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Também serão intensificadas as blitzes preventivas e de fiscalização, assim como o número de viaturas da Setran e da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI).
“São duas operações: ‘Férias Segura’ e ‘Lei Seca’ que visam reduzir o número de acidentes, pois esse era um clamor da sociedade e da imprensa, mas enfrentávamos um entrave burocrático, mas graças a Deus, foi resolvido e, agora, efetivamente podemos fazer essas ações em nossa cidade”, explica o coordenador-geral de Trânsito, Hodislan Maciel.
Ele observa que, nestes últimos meses, teve uma considerável redução do número de acidentes de trânsito na cidade, porém aumentou a quantidade de vítimas fatais causada pelos chamados “acidentes violentos”, ou seja, motoristas conduzindo veículos sob efeito de álcool e/ou sem conhecimento de regra geral de circulação e conduta, sem habilitação”, disse.
Hodislan Maciel revelou que, de cada 10 condutores abordados durante fiscalização, seis não são habilitados, colocando em risco à sociedade. “Nas primeiras horas de operação foram realizadas 13 autuações nesta manhã, sendo que, três foram liberados para regularização e 10 veículos recolhidos para o pátio, 05 não eram habilitados e um era menor de idade”, informou.
O secretário de Trânsito, Leandro Braga, disse ainda que a “Operação Lei Seca” será desencadeada em vários pontos estratégicos da cidade, pois o objetivo é garantir a preservação da vida dos condutores e pedestres. “A alcoolemia é um dos principais fatores de risco que contribui para o trânsito de alto risco”, finaliza.