Trânsito e Transportes

MAIO AMARELO

Palestra orienta motoristas de ônibus urbanos sobre direção defensiva e cidadania

O trabalho educativo é realizado durante todo o mês de maio.

Publicado em: 25/05/2023 por João Rodrigues

Secretaria de Trânsito e Transportes

Palestra orienta motoristas de ônibus urbanos sobre direção defensiva e cidadania

A equipe do Departamento de Educação para o Trânsito falou para motoristas da Ratrans. (Foto: Maira Soares)

A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), por meio do Departamento de Educação para o Trânsito (DET), deu continuidade nesta quinta-feira (25), as ações relativas ao movimento “Maio Amarelo” com uma palestra sobre direção defensiva e cidadania voltada para motoristas da Ratrans, a empresa de ônibus que explora a maioria das linhas do transporte público de passageiros em Imperatriz. A palestra foi bastante concorrida com intervenções de dúvidas dos profissionais do volante.

Desde o início da programação do “Maio Amarelo”, a Setran vem promovendo palestras em escolas, entidade e empresas, dentre outras atividades. Nesta quinta, a equipe do DET, abordou na Ratrans sobre direção defensiva, trânsito humanizado, além de direitos e deveres de motoristas e demais usuários das vias públicas.

A palestra teve aproximadamente 1 hora de duração com direito a perguntas e respostas. “Nós enfocamos todos os aspectos desse transporte de vidas, e principalmente dos cuidados que se devem ter com as pessoas com pouca mobilidade como pessoas com deficiência física, idosos, crianças”, explicou a coordenadora do DET, Terezinha Miranda.

A coordenadora ressaltou que os motoristas de ônibus precisam ter cuidados com todos, mas em especial com esses segmentos da sociedade que possuem mobilidade reduzida no embarque e desembarque.

O encarregado de transporte e instrutor operacional da Ratrans, Carlos Pereira da Silva disse que a palestra foi muito proveitosa com a abordagem de temas importantes aos motoristas que trabalham diretamente no trânsito de Imperatriz. Ele ressaltou que a empresa mantém reuniões mensais para tratar sobre acidentes e outros assuntos relacionados as atividades dos motoristas levando em conta que a cidade é grande e acontecem muitos acidentes.

“Hoje pela manhã tivemos uma palestra com dona Terezinha, coordenadora do Departamento de Educação para o Trânsito, da Setran, com nossos motoristas do transporte urbano de Imperatriz e foi muito bem proveitosa. Todos os funcionários ficaram satisfeitos. O tema foi Maio Amarelo sobre a atenção no trânsito”, concluiu Carlos Pereira, conhecido na empresa como P. Silva.

No período da noite será realizada uma palestra para colaboradores da Maqsul, uma empresa de equipamentos máquinas pesadas.

Trânsito e Transportes