Trânsito e Transportes

TRANSPORTE

Concluídos processos de atualização e cadastros de carroceiros

Curso de qualificação será oferecido para 180 condutores

Publicado em: 22/12/2017 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Concluídos processos de atualização e cadastros de carroceiros

Recadastramento de carroceiros encerrou nesta sexta-feira, 22, na Setran (Foto: Gil Carvalho)

Os condutores de veículos de tração animal compareceram, no período de 11 a 22 deste mês, na Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, na Avenida Pedro Neiva de Santana, Vila Redenção II, para atualizar os dados cadastrais que servirão para disciplinar o serviço explorado pelos carroceiros em Imperatriz.

De acordo com o secretário de Trânsito, Leandro Braga, a iniciativa possibilitará a participação de 180 trabalhadores em curso de qualificação que será realizado no período de 09 a 10 de janeiro, das 13h às 18h, na Escola Municipal Machado de Assis I, situada na Rua Epitácio Pessoa, 20, Vila Nova.

Segundo ele, a Setran realizará, gratuitamente, o primeiro emplacamento das carroças, cursos de qualificação e, posteriormente, alvarás de concessão pública com as autorizações para condutores de Veículos de Tração Animal (ACVTA) e o Certificado de Licenciamento do Veículo de Tração Animal (CRLVTA).

Leandro Braga ressalta que “a determinação do prefeito Assis Ramos é organizar a prestação do serviço público de tração animal à população de Imperatriz, conscientizando-os sobre o descarte irregular de lixo e entulhos, identificando os pontos de serviço e disponibilizando quatro locais para depósito de entulhos”.

Qualificação

A coordenadora do núcleo de “Educação para o Trânsito”, Terezinha Miranda, ressaltou que o curso de qualificação para condutores de veículos de tração animal será ministrado pelos agentes Jerônimo Santos e Alcione Sousa, supervisor e coordenador de Trânsito, que abordarão noções básicas de legislação.

Os carroceiros terão explicações sobre a documentação exigida para condutor e veículo; vistorias; sinalização viária; multas e infrações; crimes de trânsito e penalidades; legislação específica sobre veículos de tração animal; responsabilidade do condutor em relação aos demais atos do processo de circulação; respeito às normas estabelecidas para segurança no trânsito e o papel dos agentes de fiscalização de trânsito.

Eles também receberão orientações do médico veterinário Paulo Henrique, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ – sobre os cuidados com o animal, utilizado como principal ferramenta de trabalho.

Trânsito e Transportes