Trânsito e Transportes

Publicado em: 07/10/2022 por Islene Lima

Secretaria de Trânsito e Transportes

Setran disponibiliza relatório de atividades da Semana Nacional de Trânsito

Prevista na Lei 9503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito, é comemorado entre os dias 18 e 25 de setembro. (Foto: Patrícia Araújo)

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), divulgou relatório baseado nas atividades realizadas na Semana Nacional de Trânsito (SNT), em Imperatriz, no período de 18 a 25 de setembro. O documento reforçou as ações educativas, palestras em escolas públicas e privadas, universidades, empresas, blitz pedagógicas, além de conscientização em pontos estratégicos da cidade, por meio do órgão e parceiros.

Segundo o secretário de Trânsito, Leandro Braga, a campanha em Imperatriz foi um sucesso. Com tema "Juntos Salvamos Vidas", os agentes discutiram sobre o exercício de priorizar ações simples do cotidiano como parar em faixas de pedestres, o uso do cinto de segurança, o não uso do celular ao dirigir, entre outras medidas que possibilitam mais diálogo, respeito e conhecimento das leis previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“Não só na campanha nacional, mas no decorrer de todo o ano, a gente busca formas de incluir, falando cada mais vez sobre condutas importantes que salvam vidas. Uma direção defensiva salva vidas, a quantidade de famílias que tiveram suas vidas interrompidas por conta da falta de atenção ou embriaguez ao volante ainda é uma das causas de acidentes, e isso deve ser abordado em todos os setores, em todas as idades, para podermos construir um trânsito mais seguro”, afirma Leandro.

A coordenadora do projeto Educação Para o Trânsito, Teresinha Miranda, frisa que os momentos foram marcados por salientar as consequências negativas dos acidentes, que geram efeitos e impactos sociais, econômicos e psíquicos. Diante disso, ela ratificou alguns pontos importantes apresentados no decorrer da campanha.

“Falamos de absolutamente tudo, porém enfatizamos os valores essenciais de uma boa convivência no trânsito; conscientização sobre a conduta incoerente de muitos a respeito da falta de coletividade; alertar os condutores para o respeito às sinalizações e cuidados com os vulneráveis no trânsito; atenção, aplicando-a à obediência; conscientização a gravidade dos acidentes de trânsito, entre outros pontos importantes”, destaca Teresinha.

Ao total, 50 ações foram realizadas no decorrer da campanha, com parceiros como Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Rede de Saúde Mental, Agentes de Trânsito, e Federação das Associações Empresarias do Maranhão (FAEM).

Trânsito e Transportes