Trânsito e Transportes

HABILITAÇÃO

Setran já está emitindo credenciais online de estacionamento para idoso

Nova modalidade permite ao cidadão o acesso sem custo e de forma rápida

Publicado em: 08/08/2022 por Kalyne Cunha

Secretaria de Trânsito e Transportes

Setran já está emitindo credenciais online de estacionamento para idoso

Serviços continuarão disponibilizados ao público presencialmente na sede da Setran. (Foto: Divulgação)

Em Imperatriz, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), disponibiliza o benefício para credenciais de estacionamento online para motoristas com mais de 60 anos, que possuam carteira de habilitação ativa e conta nível prata ou ouro na Plataforma Gov.Br.  A inovação promove a desburocratização do serviço e o cidadão adquire a credencial sem custo, de forma rápida e sem filas, já que não precisa se deslocar para um atendimento presencial.

O assessor jurídico da Setran, Vitor Amorim, explica que as credenciais disponibilizadas, de forma online, pelo site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), não impedirão o atendimento que já acontece presencialmente na sede da instituição, com objetivo de atender os mais diversos públicos.

A emissão da credencial de estacionamento para idosos é uma pareceria entre a Senatran e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), para atender à Resolução Contran Nº 965 de 17/5/2022, que define e regulamenta as áreas de segurança e de estacionamentos específicos de veículos.

Passo a passo para o cidadão gerar a credencial

Passo 1:  Ao acessar o Portal de Serviços da Senatran, o usuário encontrará o link direto para o serviço. Caso ainda não esteja logado no Gov.Br, será direcionado para esta autenticação. Se já estiver conectado à plataforma, o link do serviço estará disponível no menu à esquerda.

Passo 2: Se o cadastro não possuir nenhum impedimento, será apresentada a tela com o botão "Baixar Credencial", para fazer o download do documento. Deve-se clicar no link "termos e condições" para ler as regras de utilização, marcar a caixinha confirmando o "Li e concordo com os termos e condições".

Passo 3: Ao clicar no botão "Baixar Credencial", será feito o download do documento tipo PDF, já pronto para impressão. Caso o motorista tenha uma credencial emitida pelo portal de serviços e a perca por algum motivo, ele também poderá cancelá-la por meio do mesmo serviço.

Veja mais em: www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/transito/senatran

Segurança

A autenticidade da credencial de estacionamento pode ser verificada pela leitura do QR Code do documento por meio do aplicativo VIO, disponível nas lojas Google Play e App Store, já utilizado para aferir a autenticidade das versões digitais de documentos.

Trânsito e Transportes