PALESTRA
Setran realiza ação do "Maio Amarelo" em academia de artes marciais
O tema da campanha deste ano é “Paz no trânsito começa por você”
Publicado em: 06/05/2024 por João Rodrigues
Dando continuidade as atividades do Movimento Internacional “Maio Amarelo”, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), realizou nesta segunda-feira (06), nos períodos da manhã e tarde, uma palestra para alunos-atletas da academia Mazilli na faixa etária de 7 a 13 anos.
A academia de artes marciais foi inserida na lista de empresas imperatrizenses que vão receber a campanha que se estenderá até o fim do ano com várias ações de prevenção de acidentes de trânsito e cidadania.
A coordenadora do Departamento de Educação para o Trânsito (DET), Terezinha Miranda, disse que a ação foi bem recebida pelos alunos que puderam, também, tirar dúvidas. A temática apresentada foi “Paz no trânsito começa por você”, com recursos e abordagem que leva em conta o público-alvo.
O movimento “Maio Amarelo” este ano aborda ações educativas voltadas para os pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, com enfoque, também, para a cidadania.
Principais orientações
Dentre as recomendações para pedestres estão “Nunca permita que crianças abaixo de 7 anos andem sozinhas por vias públicas. Crianças devem andar pelas calçadas, sempre segurando a mão de um adulto”, diz trecho de um informativo sobre a campanha.
O informativo traz informações e orientações sobre a utilização da faixa de pedestres. A primeira recomendação é o pedestre use a faixa exclusiva e sempre atravesse em, linha reta próximo do local onde existir sinalização, mas antes de seguir deve olhar para os dois lados.
Outra dica é que a criança, ao utilizar o transporte coletivo, somente suba ou desça do veículo quando estiver totalmente parado.
Aos ciclistas as principais dicas são que eles conduzam o veículo na mesma mão dos demais veículos, sendo o mais próximo possível da calçada, acostamento ou meio-fio.
“Respeite as sinalizações de trânsito e os pedestres, bem como os demais veículos, pois disso depende sua vida”, diz outro trecho do informativo, referendo-se aos ciclistas.
Além de empresas, a campanha também realiza palestras em escolas públicas e privadas.