TRANSITO SEGURO
Setran realiza ação do projeto "Pé na Faixa", na Avenida Bernardo Sayão com rua Maranhão
Ação integra o cronograma de trabalho da Setran desde 2017
Publicado em: 20/06/2024 por João Rodrigues
O projeto “Pé na Faixa”, desenvolvido pela Secretaria de Trânsito e Transportes (Setran), teve continuidade nessa terça-feira (18), com uma ação na Avenida Bernardo Sayão com rua Maranhão, na Nova Imperatriz. A ação faz parte das atividades que vêm sendo desenvolvidas pelo Departamento de Educação Para o Trânsito (DET) desde o ano 2017.
Na ação, com duração média de 1h, os servidores da Setran se alternaram, um erguendo uma placa de “Pare” e o outro posicionando a mão para reforçar a ordem de parada, ações que visam garantir a passagem segura das pessoas pela faixa de pedestres. Os servidores, também, repassam orientações breves para transeuntes e condutores de veículos.
A faixa de segurança é conhecida como uma das comunicações mais importantes nas vias públicas por se tratar de um instrumento de zelo pela vida no trânsito.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estabelece no artigo 70, que “os pedestres que estiverem atravessando a via pública sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições do próprio CTB”. Nos locais com sinalização semafórica, os pedestres precisam aguardar o sinal verde para atravessar.
A coordenadora do DET, Terezinha Miranda, explicou que assim como os condutores, os pedestres, também, têm direitos e deveres.
“Realizamos ações como esta durante o ano todo porque é muito importante para evitar acidentes que possam levar a perda de uma ou mais vidas. Algumas pessoas não sabem de suas obrigações; por isso, é relevante fazer ações desse tipo de trabalho”, justificou a coordenadora. Ela lembrou que dentre as regras impostas aos pedestres está a que eles devem fazer a travessia sempre na faixa e quando não tiver sinal semafórico devem ficar nas calçadas sempre olhando para os lados e acenarem com a mão para que os condutores os vejam e possam parar.
No dia anterior a ação foi na faixa de pedestres localizada no cruzamento da Avenida Getúlio Vargas com rua Alagoas, Centro.