Trânsito e Transportes

EXPOIMP

Setran reforça regras para participação das carroças na cavalgada de abertura da 54ª Expoimp

A reunião com condutores de veículos de tração animal foi realizada na manhã desta quinta-feira na sede do Departamento de Educação para o Trânsito

Publicado em: 04/07/2024 por João Rodrigues

Secretaria de Trânsito e Transportes

A reunião da Setran e outros órgãos como condutores de veículos de tração animal. (Foto: Assessoria)

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran) entregará nesta sexta-feira (05), na sede do Departamento de Educação para o Trânsito (DET), na Rua Rui Barbosa, em prédio anexo ao Estádio Frei Epifânio, os adesivos que garantem a participação dos veículos de tração animal na cavalgada de abertura da 54ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp).

Considerada a maior do Estado, a cavalgada ocorrerá no sábado, com saída na Praça da Cultura e chegada no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva.

O anúncio da data de entrega dos adesivos foi feito durante reunião promovida pela Setran com os condutores de veículos de tração animal, na manhã desta quinta-feira (04), na sede do DET. O evento contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh) e do Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrual).

“Fizemos uma reunião para esclarecer o que é proibido e o que é permitido durante a cavalgada. Esperamos que todos cumpram as regras e normas do Código de Trânsito Brasileiro e as recomendações do Ministério Público sobre a proibição de maus-tratos aos animais e a garantia da saúde e bem-estar desses animais, bem como a preservação do meio ambiente”, disse Terezinha Miranda.

O representante da Semmarh, Jairo Santana, afirmou que a pasta disponibilizará três equipes para a fiscalização das regras na cavalgada. Ele reforçou que a medida visa garantir maior segurança para o evento.

“Basicamente, viemos deixar dois recados: que nossas equipes vão fiscalizar, juntamente com todos os outros órgãos, o cumprimento de todas as regras, principalmente as ligadas ao meio ambiente, como o descarte irregular de lixo na via pública e maus-tratos aos animais. Além disso, convidamos os condutores de carroças para participar de uma oficina no dia 8 de agosto na Universidade Aberta do Brasil (UAB) sobre o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos da Construção Civil”, disse Jairo Santana.

O coordenador da cavalgada, Danilo Café, afirmou que a reunião atingiu as expectativas. Ele confirmou que o trajeto será o mesmo do ano passado, em que o pelotão de frente iniciará a cavalgada na Rua Coronel Manoel Bandeira, em frente à Praça da Cultura, e terminará no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva.

“A única novidade para este ano é que o portal da cavalgada será na rua Coronel Manoel Bandeira com a rua Floriano Peixoto, onde serão organizadas as comitivas e as carroças, pois este local possui um espaço maior para a organização”, disse Danilo Café.

Café adiantou que as expectativas são de que este ano a cavalgada reúna mais de 3 mil animais vindos de fazendas de toda a região e até de outros estados.

Trânsito e Transportes