Blog

Nossa Gente

Idealizador do ambulatório de atendimento da Covid – 19 é homenageado

Iniciativa atendeu gratuitamente pacientes com sintomas do novo coronavírus em Imperatriz

Publicado em: 15/07/2020 por Regilson Borges

Assessoria de Comunicação

Foto: Patrícia Araújo

Uma proposta ajudou milhares de pessoas em Imperatriz com sintomas iniciais da Covid – 19, no momento em que hospitais públicos e privados estavam superlotados. O ambulatório para atender pacientes com suspeitas de contágio do novo coronavírus foi montado no Centro de Convenções, com apoio de voluntários e instituições públicas e privadas.

Um dos idealizados do projeto foi o médico nefrologista Irisnaldo Félix, que é um dos homenageados com a honraria Eterna Gratidão, da Prefeitura de Imperatriz, em agradecimento ao trabalho prestado durante a pandemia do novo coronavírus na cidade. O ato também faz parte das comemorações do aniversário de 168 anos de fundação da cidade.

Natural da cidade de Dom Pedro, no Maranhão, Irisnaldo chegou em Imperatriz por volta de 1993, quando se ausentou para estudar medicina no estado do Pará. Formado pela Universidade Federal do Pará, é especialista em nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente também é presidente da Unimed em Imperatriz.

Casado e pais de três filhos, ao longo de 15 anos trabalhando como médico na cidade, Irisnaldo conta que, inicialmente, propor algo da grandiosidade do projeto do ambulatório de combate à Covid – 19, foi um desafio. “Foi um trabalho quando realmente pudemos ajudar milhares de pessoas na pandemia. Nos doando para ajudar, e que certamente muitas vidas foram salvas”, conta.

O médico também acredita que hoje, com a estabilidade dos casos na cidade, parte é resultado do apoio que o ambulatório deu, ao ajudar gratuitamente os cidadãos doentes. As dificuldades para executar a ideia do ambulatório foram muitas, mas, com a classe empresarial, faculdades, entidades de classe como um todo, e os profissionais que contribuíram, de forma geral, fizeram do ambulatório uma realidade.

Após o resultado do trabalho, e com diversos atendimentos realizados, Irisnaldo diz que passou a acreditar mais ainda na humanidade, pois há pessoas que se doam em prol dos outros. Diversos profissionais da saúde e de demais área trabalharam voluntariamente no projeto. “Quando nem os hospitais não conseguiam profissionais pagando, nós conseguimos de graça. Foi um aprendizado”, comemora.

“Queria parabenizar a nossa bela Imperatriz pelos seus 168 anos. Já me sinto um imperatrizense nato. Fui reconhecido recentemente como Cidadão Imperatrizense”, ressalta Irisnaldo. 

"Imperatriz é uma cidade que tem luz própria, um brilho, e as pessoas que moram nela da mesma forma, pois são trabalhadoras. Por isso a cidade enfrenta todas as adversidades e se torna cada vez mais pujante e firme dentro do seu propósito de acolhimento", finaliza.

Nossa Gente