Nossa Gente

Janete Oliveira: amor de mãe e dedicação ao próximo

Publicado em: 11/05/2017 por Luana Barros

Professora e mãe, Janete dos Santos Oliveira dedica sua vida e profissão ao desenvolvimento e sucesso do seu filho Ícaro dos Santos Oliveira Amorim, estudante e escritor de Imperatriz. Janete nasceu em Caxias e em 1993 veio para Imperatriz onde assumiu o cargo de professora da rede municipal de ensino. Em 2006, nasce seu maior presente, Ícaro, inspiração para a criação e execução do Projeto Aconchego.

A história de vida de Ícaro é repleta de luta e superação pois em 2011 após um acidente, teve um trauma craniano encefálico e, mesmo passando por cirurgias, adquiriu um Transtorno Degenerativo da Infância resultado da lesão e Autismo, pós trauma.

O Projeto Aconchego surgiu da parceria entre Janete e a professora Jardilina Brito, com a proposta de mapear alunos com deficiência e colaborar com a alfabetização destes, superando as dificuldades. O projeto iniciou suas atividades timidamente em 2015, apenas na turma de Ícaro e se estendeu a todas as turmas da Escola Municipal Raimundo Corrêa em 2016. Além do trabalho desenvolvido com as crianças, as professoras Janete e Jardilina desenvolvem ações com as famílias.

“O projeto é a forma que eu encontro de sobreviver perante tantos problemas, ajudando outras pessoas. Recebi e recebo até hoje ajuda de pessoas que sabem as dificuldades e necessidades do meu filho e retribuo ajudando outras. Luto diariamente e ensino meus alunos a serem cidadãos ativos na sociedade, principalmente os que têm alguma deficiência ou transtorno. O projeto também acompanha os alunos no encaminhamento de relatórios médicos e auxílio na busca de seus direitos, como o passe livre”.

Em 2016, Ícaro lançou no Salão do Livro de Imperatriz (SALIMP) o livro “Recomeço”, abordando sua história de vida.

Nesta semana, o Projeto Aconchego comemora um ano e a escola realizará um momento de confraternização, apresentações e palestra sobre autoestima, nesta sexta-feira (12 de maio).

Nossa Gente