Nossa Gente

Agostinho Noleto

Publicado em: 04/04/2018 por Domingos Cezar

Assessoria de Comunicação

Agostinho Noleto Soares nasceu em Carolina (MA), em 27 de março de 1943, cidade onde viveu sua infância e adolescência. Em 1960 se mudou para o Rio Janeiro, com objetivo de continuar os estudos. Em 1963 iniciou o curso de Direito na Universidade do Estado da Guanabara, concluindo-o em 1967.

No ano seguinte, voltou ao Maranhão, fixando residência em Imperatriz, no exercício do cargo de procurador da Secretaria de Agricultura do Estado, atendendo convite do então governador José Sarney. No município, ao longo dos anos, tem participado de atividades educacionais, culturais, políticas e sociais. Exerceu a advocacia no Fórum de Justiça, além de lecionar em várias escolas e faculdades. Foi o primeiro presidente do Juçara Clube, presidiu o Lions Club, chegando ao honroso cargo de vice-governador do Distrito.

Participa do processo político do município como presidente de partidos, foi candidato a prefeito de Imperatriz, deputado federal, secretário municipal de Educação, gestor da Unidade Regional de Educação – UREI e secretário de Segurança Pública do Maranhão – SEGUP.

Presidiu a Comissão de Justiça e paz, da Diocese de Imperatriz,  a subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Imperatriz e também a Academia Imperatrizense de Letras – AIL, onde realizou um grande trabalho, transformando o prédio da AIL em um verdadeiro símbolo histórico e cultural da cidade.

Publicou os livros Violência e Justiça em Contraponto (1992), Guerrilheiros sem Rosto (1995), obra agraciada com o prêmio Literário de 1996; Velho Jaborandy (2003), Portal da Amazônia (2008) e Kelbellyn, o Caçador de Enganos (2009). É casado com Maria do Socorro Almeida Noleto, com quem teve quatro filhos: Mauro, Rodrigo, Dario e Juliana.

Nossa Gente