Blog

Nossa Gente

Secretária mais jovem na gestão atual é homenageada com honraria

Mariana Jales recebe título Eterna Gratidão pelo trabalho desenvolvido no município frente à Semus

Publicado em: 13/07/2020 por Ariel Rocha

Assessoria de Comunicação

Mariana Jales é a secretária mais jovem em exercício na gestão atual, estando à frente da Secretaria Municipal de Saúde, Semus. Nascida em Imperatriz, no dia 10 de janeiro de 1991, Mariana será homenageada com a honraria Eterna Gratidão, pelo trabalho que vem desempenhando no combate da pandemia do Novo Coronavírus, Covid-19, no município. 

Sua herança política e o gosto por trabalhar em prol da comunidade vem do berço, sendo ela filha de José Ancelmo de Souza, ex-vereador de Imperatriz, e Mirilandes Jales de Souza, ex-prefeita de Montes Altos. Se formou em Odontologia pela Faculdade de Imperatriz, Facimp, em 2012, atuando no sistema público de saúde desde então. Tem mais de sete anos de experiência como dentista nas equipes de Saúde da Família nos municípios de Amarante, Ribamar Fiquene, Governador Edison Lobão e Buritirana.

A jovem comenta que a sua maior motivação para enveredar pelo caminho da saúde e cuidado ao próximo está no fato de gostar de se envolver com pessoas desde pequena. “Quando me formei, sempre quis trabalhar no serviço público, onde eu pudesse atender quem tivesse mais necessidade. Acredito que por ter crescido em um ambiente onde minha família é política e trabalhava com muita gente, eu sempre gostei de estar no meio”, explica. 

No início de 2017, foi convidada a assumir o cargo de diretora geral do Hospital Municipal de Imperatriz, HMI, e posteriormente exercer a função de diretora administrativa na unidade, trabalhando na casa de saúde até outubro de 2018. Logo após, foi nomeada secretária adjunta da Semus, exercendo o cargo até o início de abril de 2020, tendo sido em seguida convidada a atuar como secretária municipal, aos 29 anos de idade. 

Mariana ressalta a respeito da responsabilidade de administrar uma secretaria como a Semus, por conta de sua complexidade e importância que exerce dentro da gestão. “Até considero como uma segunda Prefeitura, digamos assim. Por ser um setor muito complexo, sabemos que são muito afazeres e muitas demandas envolvidas, ainda mais em uma situação dessas, de pandemia mundial”, declara. 

Sobre o desafio de assumir a Semus, Jales comenta que algumas pessoas a chamaram de corajosa e até mesmo de “doida”. Apesar dos percalços encontrados no caminho, até por conta do cenário delicado de enfrentamento à pandemia de Covid-19 em  Imperatriz, a jovem secretária tem desempenhado a função de forma destemida, exercendo liderança e companheirismo.  

Por fim, Mariana Jales tem como uma de suas maiores características o gosto por trabalhar em equipe, qualidade que faz diferença no seu trabalho todos os dias. Para ela, sua equipe é seu maior sustentáculo. “Não seria nada sem as pessoas que trabalham comigo e se doam 24h”, completa.

Nossa Gente