Notícias

CAPACITAÇÃO

Atenção Primária realiza capacitação para recepcionistas das Unidades Básicas de Saúde

Com o tema “Atendimento Humanizado e Escuta Qualificada nas UBS”, os recepcionistas tiveram um dia de aprendizado com palestra e discussões acerca do tema.

Publicado em: 07/07/2025 por FRANCISCA NATHALIE DA COSTA PEREIRA

Atenção Primária realiza capacitação para recepcionistas das Unidades Básicas de Saúde

Atenção Primária realiza capacitação para recepcionistas das Unidades Básicas de Saúde. (Foto: Nathalie da Costa)

A Superintendência de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz, realizou uma grande capacitação profissionalizante voltada para recepcionistas das Unidades Básicas de Saúde (UBS), no auditório da Faculdade Anhanguera. 

Com o tema “Atendimento Humanizado e Escuta Qualificada nas UBS”, os recepcionistas tiveram um dia de aprendizado com palestra e discussões acerca do tema. A recepcionista Francisca Rodrigues, que atua na unidade Nova Imperatriz, comenta que “a recepção é o coração da unidade, é o primeiro contato que o paciente tem conosco, então, nós recepcionistas, devemos tratá-los com respeito, ética, educação, profissionalismo e, acima de tudo, com empatia”. 

Capacitar ainda mais os profissionais das Atenção Primária faz com que a população seja e se sinta mais acolhida ao procurar atendimentos em saúde. A usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) e cliente da unidade, Raquel Baima, destaca que essa capacitação faz toda a diferença “quando você chega em um local e você é bem recepcionado”, finaliza. 

O Superintendente da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Anderson Santana, destaca o objetivo da capacitação: “O que nós queremos é que todos os usuários cheguem às Unidades Básicas de Saúde e sejam atendidos com empatia. Justamente por isso, estamos promovendo uma capacitação para todos os nossos recepcionistas, de todas as unidades, para que possamos trabalhar a escuta qualificada, o acolhimento, e oferecer um atendimento verdadeiramente humanizado aos nossos usuários.”

 

Notícias