Casa do idoso

Cuidados com a pele são destaques na Semana da Mulher Idosa

Programação faz alusão ao Dia Internacional da Mulher e segue até sexta-feira (08)

Publicado em: 06/03/2024 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Cuidados com a pele são destaques na Semana da Mulher Idosa

Foram realizadas consultas dermatológicas com um total de 30 mulheres. (Foto: Kalyne Cunha)

Nesta quarta-feira (06), o “Dia da Beleza”, enfoca os cuidados voltados para a pele da mulher idosa, que faz parte da programação realizada pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), em alusão ao dia Internacional da Mulher da Casa do Idoso Feliz. Iniciada na segunda (04), a programação abrange uma série de atividades que se estendem até sexta-feira (08). Objetivo é fortalecer os laços que conectam as mulheres idosas à comunidade, reconhecendo e atendendo às suas necessidades, com o propósito de reafirmar seu papel essencial em nossa sociedade.

Após triagem, idosas esperam para consultar com dermatologista.

O secretário da Sedes, Dorielton Xavier, destacou que “ao proporcionar momentos dedicados aos cuidados da pele, consultas dermatológicas e orientações sobre hábitos saudáveis, estamos contribuindo significativamente para a saúde integral das mulheres idosas em nossa comunidade. A prevenção e o acesso a cuidados médicos são essenciais, e eventos como este fortalecem a conscientização sobre a importância dessas práticas.”

Na programação matinal, Gislaine Pereira, apresentadora da rádio FM, conduziu um momento devocional, seguido por uma palestra sobre os cuidados da pele da mulher idosa, e também um momento de embelezamento com maquiagem. Consultas com as dermatologistas Rosana Leão, Iáskara Ávila e Patrícia Zampiva foram realizadas. As atividades foram complementadas por um aulão de dança com o educador físico Jairo Casimiro. Na parte da tarde, o público presente desfrutou dos serviços oferecidos pela equipe de Estética e Cosmética da Unisulma, que incluíram limpeza de pele, massagem corporal, revitalização, entre outros.

Explorando o cuidado dedicado à saúde da pele e ao bem-estar, idosa recebe orientações médicas em consulta.

A dermatologista Rosana Leão, ao abordar a temática, trouxe a sensibilidade do tema. “No mês da mulher, tentamos focar na beleza e nos cuidados com a saúde. Procuramos criar uma programação específica para isso, considerando que a pele, os cabelos e as unhas das mulheres idosas são distintos, assim como os de bebês e adultos jovens. Elas possuem uma pele mais fina e sensível. Na dermatologia, oferecemos dicas sobre proteção solar e cuidados com a pele, cabelos e unhas”, pontuou.

A dermatologista acrescentou, ainda, que os idosos passaram por uma triagem para participarem das consultas ofertadas. “Estamos aqui para orientar as idosas sobre os cuidados com a pele, incluindo produtos adequados. Fizemos uma triagem para casos dermatológicos, e hoje realizamos atendimentos para lesões de pele. As idosas saem daqui medicadas, e oferecemos suporte pós-consulta no SUS, evitando a necessidade de procurar dermatologistas particulares”.

Idosas participam de aulão de dança com educador físico.

Maria Rodrigues Arruda, uma das frequentadoras da casa, passou pela triagem e buscou cuidados dermatológicos devido à preocupação com um sinal no nariz. Destacando a importância de procurar cedo o médico ao perceber algo incomum na pele, ela adquiriu consciência após participar de palestras sobre cuidados dermatológicos. Criada na roça e exposta ao sol, reconhece a necessidade vital de cuidados médicos.

Equipe inicia os preparativos para a programação da tarde, após o sorteio de brindes na programação matinal.

A coordenadora da Casa do Idoso Feliz, Alessandra Nobre, destacou a importância desse momento, ressaltando que casos de câncer de pele em idosos já foram diagnosticados na instituição. A coordenadora enfatizou que, “o ‘Dia da Beleza’ não é apenas uma celebração estética, mas uma iniciativa crucial para a saúde da pele das mulheres idosas. A detecção precoce de problemas dermatológicos, como o câncer de pele, é vital para garantir o bem-estar e a qualidade de vida de nossas idosas”.

Na programação da Casa, houve um momento de descontração com o sorteio de brindes. Maria Leide Santana, frequentadora há um ano e participante ativa das atividades, expressou a alegria ao conquistar um prêmio, planejando doá-lo para um bingo beneficente que visa arrecadar fundos para a compra de um teclado para a turma de violão. Ela enfatizou seu amor pela Casa, onde participa ativamente de aulas de violão, inglês e do coral.

Casa do idoso