Coleta Seletiva

CONSCIENTIZAÇÃO

Semmarh ministra palestra sobre a importância da coleta seletiva na preservação ambiental

Público alvo são alunos das escolas da rede pública municipal de ensino

Publicado em: 29/03/2023 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Palestra no auditório da Escola Municipal Paulo Freire (Foto: Maira Soares)

Objetivando ampliar a coleta seletiva nas escolas da rede pública municipal, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), realizou nesta quarta-feira (29), circulo de palestra com o tema “Preservando o Meio Ambiente com a Coleta Seletiva” para os alunos da Escola Municipal Paulo Freire, na Avenida Pedro Neiva de Santana, Parque Amazonas. “Um dos principais pilares para o sucesso na recuperação do nosso meio ambiente é a coleta seletiva de resíduos e a comunidade estudantil tem papel fundamental nesse processo”, disse a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a rede pública municipal de ensino de Imperatriz conta com mais de 41 mil alunos em 129 escolas, desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA). E, segundo a diretora do Departamento de Educação Ambiental da Semmarh, Bárbara Brenda Soares, a meta da Secretaria de Meio Ambiente “é implantar o programa de coleta seletiva em todas as escolas municipais da cidade, onde inicialmente estão sendo ministradas palestras educativas nas unidades educacionais sobre a importância da coleta seletiva na preservação do meio ambiente”, disse Bárbara Brenda.

Estimativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) aponta que o lixo mundial deve ter um aumento de 1,3 bilhão de toneladas para 2,2 bilhões de toneladas até o ano de 2025. A coleta seletiva evita a disseminação de doenças e contribui para que os resíduos se encaminhem para os seus devidos lugares.

Com a coleta seletiva todos os resíduos são devidamente descartados e evitam a poluição do solo e lençóis freáticos, além de evitar a poluição das ruas e esgotos que podem causar enchentes e, consequentemente, grandes prejuízos aos cofres públicos e aos moradores das cidades.

Coleta Seletiva