VACINAÇÃO
Dia D mobiliza vacinação de crianças e adolescentes em Imperatriz
A ação teve como foco atualizar as cadernetas de crianças e adolescentes de 2 meses a adolescentes de 14 anos, resgatando esquemas vacinais atrasados e prevenindo o retorno de doenças erradicadas.
Publicado em: 20/10/2025 por Nathalie da Costa

Dia D mobiliza vacinação de crianças e adolescentes em Imperatriz (Foto: Nathalie da Costa)
O fim de semana em Imperatriz foi marcado pela mobilização em prol da saúde, com a realização do Dia D de Multivacinação, unindo-se ao movimento nacional que busca ampliar a cobertura vacinal e proteger crianças e adolescentes contra doenças imunopreveníveis.
De acordo com o setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), o balanço final do Dia D registrou mais de 600 vacinas aplicadas em diferentes unidades de saúde. A ação teve como foco atualizar as cadernetas de crianças e adolescentes de 2 meses a adolescentes de 14 anos, 11 meses e 29 dias, resgatando esquemas vacinais atrasados e prevenindo o retorno de doenças que já estão erradicadas.
Para facilitar o acesso, a SEMUS organizou pontos de vacinação em cinco locais: Superintendência de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, no Centro, e nas Unidades Básicas de Saúde Dr. Milton Lopes (Bacuri), Maria das Graças (Cafeteira), Vila Nova e Santa Rita.
Durante o dia, estiveram disponíveis todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação 2025, como BCG, Hepatite A e B, Penta, Poliomielite, Tríplice Viral, Pneumocócica 10, Meningocócica C e ACWY, Varicela, DTP, HPV, Covid-19 e Febre Amarela. A vacina contra Influenza foi aplicada exclusivamente em crianças de 6 meses a 6 anos com comorbidades.
Além das vacinas de rotina, a campanha também priorizou o resgate de adolescentes não vacinados contra o HPV, ampliando a faixa etária de imunização. O município recebeu neste mês 28.226 doses enviadas pelo Ministério da Saúde, dentro da estratégia nacional “Vacina Sempre Brasil”, que tem como meta recuperar altos índices de cobertura vacinal em todo o país.
A coordenadora do Setor de Imunização, Hemileny Mendonça, destaca que: “A vacinação é reconhecida como uma das mais eficazes estratégias para preservar a saúde da população e fortalecer uma sociedade saudável e resistente às doenças. Além de prevenir doenças graves, a imunização contribui para reduzir a disseminação desses agentes infecciosos nas comunidades, protegendo aqueles que não podem ser vacinados por motivo de saúde. É importante que o município tenha na sua programação a vacinação nas unidades, além da busca ativa das crianças, que é muito importante para resgatar todos aqueles que não estão vacinados”.
Segundo dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), o Maranhão vem se destacando na cobertura vacinal, com índices acima de 80% para a maioria das vacinas de rotina aplicadas em crianças menores de um ano. O acompanhamento das doses pode ser feito de forma prática pelo aplicativo Meu SUS Digital, que informa sobre vacinas pendentes e próximas aplicações, ajudando pais e responsáveis a manter o calendário em dia.
A campanha integra o movimento nacional Vacina Sempre Brasil, lançado pelo Governo Federal com o intuito de retomar altos índices de cobertura vacinal no país. Dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI) indicam que o Brasil tem apresentado uma recuperação importante desde 2023, com aumento na aplicação de vacinas como a tríplice viral, a penta e a contra a poliomielite.
Todas as Unidades Básicas de Saúde possuem todas as vacinas do calendário vacinal para todos os públicos disponíveis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para se imunizar e verificar se possuem vacinas pendentes, o morador precisa se dirigir até a unidade mais próxima portando a Carteira de Vacinação e documento com foto.