Educação

SEMED

Alunos fazem o “Dia do Índio” na Madalena de Canossa

Mensagem sugere respeito e valorização da cultura indígena

Publicado em: 19/04/2017 por William Castro

Secretaria de Educação

Alunos fazem o “Dia do Índio” na Madalena de Canossa

O objetivo é reconhecer, respeitar e valorizar a cultura indígena, como uma das tradições presentes e que muito contribuiu com a formação da sociedade brasileira (Foto: Dávila Henrique)

Os alunos do Centro de Educação Municipal Madalena de Canossa realizaram atividade alusiva ao Dia do Índio, nesta quarta-feira (19), com programação diversificada para marcar a data. Exposição de comidas típicas, artesanato, dança, teatro, maquetes, painéis, apresentação de paródias, poemas, poesias e vestuário característico fizeram parte das ações.

A atividade integra o projeto “Povos indígenas no Brasil: lutas e conquistas”, que foi trabalhado com os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.   “O objetivo é reconhecer, respeitar e valorizar a cultura indígena, como uma das tradições presentes e que muito contribuiu com a formação da sociedade brasileira” – ressaltou a professora autora do projeto, Maria das Graças Frazão Fernandes.

“Com as atividades de pesquisa e apresentações, o projeto visa abordar a Lei 11.645 do ano de 2008, que busca reconhecer a participação dos povos indígenas na nossa história; perceber e valorizar as diferenças respeitando-as; pesquisar e socializar sobre costumes; refletir sobre a situação dos índios no Brasil atual; destacar as lutas e conquistas dos povos do Brasil e apresentar mini seminário sobre os temas estudados” - explicou a docente, também autora do projeto, Maria Betânia.

Magno Ribeiro, diretor da escola, destacou a importância da atividade. “Buscamos oportunizar aos nossos alunos, um conhecimento mais significativo sobre a cultura indígena, bem como valorizar o modo de vida e reconhecer a importância dos índios na formação da sociedade brasileira”.

Dia do índio

A data comemorativa, 19 de abril, foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, por meio do decreto lei número 5.540. Em 1940, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas do continente foram convidados para participar das reuniões e decisões. Porém, eles não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. A postura era compreensível, pois há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”. No entanto, após algumas reuniões e reflexões, representantes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daqueles encontros. Essa participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Educação